Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Video: Piloto indonésio aparece bêbado para decolar em avião com 154 passageiros


O caso aconteceu na última quarta-feira (28), na Indonésia. Como prova da suposta alteração alcóolica do profissional, as autoridades aéreas requisitaram as imagens das câmeras de segurança do aeroporto.

O vídeo mostra que o piloto passa pelo scanner e pelo detector de metais do Aeroporto Internacional Juanda, na cidade de Surabaya “trançando” as pernas. Ele deixa seus pertences caírem na hora de pegá-los na esteira e precisa da ajuda dos funcionários para passar pelo sistema de segurança.

Depois, deixa cair seu boné e outros pequenos objetos metálicos, incluindo um óculos de sol, que se despedaça. Depois que a equipe lhe entrega os óculos, o homem sai andando de forma cambaleante, segurando-os na boca.

O detalhe é que instantes após a varredura de praxe, esse mesmo piloto estaria decolando em um avião com 154 passageiros a bordo.

O profissional acabou suspenso pelas autoridades aéreas do país e a aeronave felizmente não foi conduzida por ele. O profissional, cujo nome foi identificado como Tekad Purna, ficará impedido de voar até que a investigação em andamento esteja concluída.

Mas por pouco uma tragédia não ocorreu. Isso porque os primeiros relatórios das investigações sugerem que o piloto fez todos os procedimentos no cockpit do avião da empresa CityLink antes de sua condição anormal ser notada.

Ainda no avião, ele chegou a usar o microfone para fazer um anúncio incoerente, que logo causou estranheza e fez com que nove passageiros cancelassem seus voos antes da decolagem.

Em seguida, o piloto foi removido da aeronave e substituído por outro. Só então o avião partiu com uma hora de atraso do Aeroporto Internacional Juanda em Surabaya, para o seu destino, Soekarno Hatta, no Aeroporto Internacional em Jacarta, também na Indonésia.

O mais estranho é que segundo a empresa aérea, os testes iniciais do piloto de drogas e álcool veio negativo. Outros testes serão feitos. Em comunicado oficial a Companhia Citilink pediu desculpas “pelo atraso e pelo desconforto dos passageiros da Citilink Indonesia QG 800 em 28 de dezembro". A nota foi assinada pelo vice-presidente de comunicações corporativas da Citilink, Benny S. Butarbutar.


Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário