Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Avianca começa a operar segundo Airbus A320neo


A Avianca Brasil, quarta maior companhia aérea do país, iniciou na terça-feira (3) os voos comerciais com o segundo Airbus A320neo que a empresa encomendou em julho de 2015 junto à fabricante francesa, parte de um acordo para receber 62 novas aeronaves.

A aeronave matrícula PR-OBF foi entregue no dia 15 de dezembro de 2016 chegando a Porto Alegre-RS no dia seguinte procedente de Toulouse na França com escala na ilha de Cabo Verde na costa da Africa. O primeiro Airbus A320neo , matrícula PR-OBD, foi entregue no dia 11 de outubro de 2016.

Com o novo jato, a frota da Avianca chega a 44 unidades, todas da fabricante Airbus, sendo duas delas dos novos A320neo, a mais nova geração desses modelos fabricados pela Airbus. “Ao longo de 2017, prevemos receber outros A320neo, dentro do nosso plano de renovação permanente da frota”, disse o presidente da Avianca, Frederico Pedreira. O executivo disse que a empresa ainda não definiu quantas novas aeronaves ainda deverão ser entregues este ano e em 2018. “Estudaremos a conjuntura econômica e o comportamento do mercado”, afirmou Pedreira.

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Executiva (Anac), a Avianca é a única companhia aérea no país que tem acumulado aumento de capacidade em 2016 na comparação com a oferta apresentada em 2015. A empresa aumentou a quantidade de assentos-quilômetros disponíveis (ASK, na sigla em inglês, principal indicador de oferta na aviação comercial) em 13,89% de janeiro a novembro, enquanto Latam diminuiu 11,8%, Gol cortou 5,4% e Azul encolheu em 5%

Em termos de demanda — medida em passageiros-quilômetros transportados (RPK, na sigla em Inglês), a Avianca acumula nos dez primeiros meses do ano crescimento de 14,6%, enquanto as demais perderam mercado: Latam caiu 11% de demanda, Gol tem menos 5,7% e Azul diminuiu 6%.

O presidente da Avianca disse que essas novas unidades, predominantemente, vão substituir aviões da geração anterior que estão em operação. “O A320neo faz parte da nossa estratégia de manter nossa frota a mais jovem do país”, afirmou.

Inicialmente, os novos A320neo serão usados pela Avianca para cumprir voos mais longos, em rotas para destinos no Nordeste, por exemplo, por causa da eficiência energética superior, apontou Pedreira.

O A320neo incorpora as tecnologias mais avançadas disponíveis, como motores de última geração que produzem, em média, 50% menos ruído e consomem cerca de 15% menos combustível nas operações.

As aeronaves A320neo da Avianca Brasil são configuradas com 165 assentos.


Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário