Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Governo do Ceará negocia com a Copa Airlines voo Fortaleza Panamá


O Governo do Estado negocia a operação de voo internacional partindo de Fortaleza com destino à Cidade do Panamá. As tratativas ocorreram na última quinta-feira, 2, com a companhia aérea panamenha Copa Airlines. A reunião aconteceu em São Paulo.

“Eles (Copa Airlines) nos procuraram para saber quais as condições que o Estado oferece. Estão analisando voos para Fortaleza. Foi a primeira reunião”, destacou Arialdo Pinho, titular da Secretaria do Turismo do Estado (Setur-CE). O retorno da companhia aérea será divulgado apenas no segundo semestre. “É uma análise que demora, em média, de 8 a 10 meses”, avalia o secretário. Não há um quantitativo para iniciar a operação. “Se são dois ou cinco voos, ficará a cargo da companhia. É uma questão de mercado”, aponta.

Dentre os atrativos para conseguir voos, Arialdo destaca redução de 30% para 12% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do querosene para empresas aéreas que operarem pelo menos um voo internacional regular e direto com chegada e partida do Ceará.

O Estado também conta com desoneração de equipamentos e componentes usados pelas empresas com operações no Ceará, bem como itens de manutenção das companhias, além de matérias-primas e aeronaves. Na reunião em São Paulo, Arialdo destaca que a empresa aguarda melhoras na economia do País para, de forma oportuna, investir. “Eles notaram uma reação da economia, especialmente no mercado da aviação, com o aumento de passageiros”.

Sediada no Panamá, a Copa Airlines é responsável por um hub (centro de conexão de voos) na cidade. Dispõe ainda de 14 voos para os Estados Unidos. No Brasil, opera frequências partindo das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília, Manaus e Minas Gerais.


O valor do ICMS do combustível pago por companhias que operam voos internacionais em Fortaleza é de 12%.

Jericoacoara

O titular da Setur também esteve reunido com representantes da companhia Azul para tratar de voos para Jericoacoara. “Se estiver tudo definido, a operação deve começar no dia 7 de abril”. Mas as rotas ainda sairão, inicialmente, de Recife. Ao todo, são quatro voos. A aeronave decolará da capital pernambucana às quartas-feiras, sextas-feiras, aos sábados e aos domingos, por volta de 13 horas e pousará em Jericoacoara às 14h35min. O voo de volta sairá às 15h, com chegada ao Recife às 16h40min.

Com a maturação da frequência no Nordeste, um voo Fortaleza-Jericoacoara ocorreria em até 120 dias. Para operacionalizar no aeroporto de Jericoacoara. O Estado aguarda a homologação para jatos comerciais. Hoje, o equipamento está autorizado para receber aeronaves turboélices. Para realizar os voos, o avião escolhido pela Azul é o Embraer-195, com capacidade para 118 passageiros.


Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário