Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Avião Curtiss C-46 da SAVA abandonado em Itacoatiara-AM há mais de 30 anos

 

O velho avião, modelo Curtiss C-46 Commando, se encontra abandonado há mais de 30 anos no município de Itacoatiara, situado a 270 km de Manaus pela rodovia estadual AM-010.

O Curtiss C-46 Commando encerrou seus dias operacionais servindo à empresa aérea SAVA. O C-46 matrícula PP-NMH foi construído em maio de 1943, número de série 26508 e possui um par de motores Pratt & Whitney R-2800-51 Double Wasp de 2000 hp cada. Originalmente serviu à Força Aérea Americana (USAAF e depois USAF) com a matrícula 41-12381. Foi convertido como aeronave civil em 1960 e voou para a LB Smith Aircraft Corp. com a matrícula N9340R.

O C-46 foi então vendido à NAB - Navegação Aérea Brasileira em 20/12/1960 e em fevereiro de 1962, foi repassado à VASP após a fusão NAB/Lóide/VASP. Em junho de 1968 foi arrendado à SAVA, depois comprado pela mesma; seu certificado de aeronavegabilidade expirou em 30/04/1976.

A aeronave também foi operada pela TABA. A correta data de desativação é desconhecida, mas a julgar pela época em que a SAVA operou a maior probabilidade é de que o C-46 esteja parado em SBIC há cerca de três décadas.


A aeronave pousou na cidade na década de 70 com problemas mecânicos e nunca mais levantou voo.


Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

2 comentários:

  1. Meu nome é Celso Bento militar da aeronautica e proprietário da aeronave C-46 Curtiss que encontra-se no aeroporto de Itacoatiara. Tenho um projeto de restaurar esta aeronave e fazer um restaurante, fazendo assim com que movimente a economia e turismo de Itacoatiara caso a prefeitura da cidade sob a gestão do Prefeito Senhor Peixoto aceite esta parceria, o qual tive uma reunião para falar a respeito. Sempre foi meu sonho restaurar esta aeronave por ela fazer parte de nossa história, mas a vida me levou para outros caminhos e nunca consegui realizar este sonho. Estou a procura de parcerias para tornar isso realidade. Interessados me procurar no face Celso Rodrigues Bento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celso, parabéns pela iniciativa, entrarei em contato para saber de que forma podemos contribuir.

      Excluir