Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Video: Piloto registra momento em que vândalos apontam feixes de laser para avião


A ação inconseqüente de vândalos que utilizam aparelhos com laser para atrapalhar a visão tem causado preocupação entre pilotos que realizam pousos no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. A brincadeira que pode distorcer a visão do piloto e chegar a conseqüências mais grave, como a queda do avião, foi registrada em vídeo pelo instrutor de vôo da Fly Asa Pedro Taques.

Profissional há dois anos, ele explica que a identificação dos infratores é difícil, uma vez que, na maioria das vezes são moradores da região que estão pela rua ou dentro de suas casas. “É muito difícil controlar porque não dá pra identificar. Por isso a população deveria se conscientizar do perigo que isso representa.”

De acordo com Pedro a situação é rotineira na cidade, sendo registrada diariamente pelo menos duas vezes. “Infelizmente não é aqui em Cuiabá, em várias outras cidades é assim. E normalmente não são crianças, são adultos que fazem sem propósito algum. A conseqüência menor é a distorção da visão do piloto, mas há casos nos quais o co-piloto precisa assumir e pode haver queda.”

O ato é considerado crime, podendo resultar em pena de prisão aos responsáveis, já que viola a segurança de tripulação e passageiros. Assim, para os que forem flagrados apontando lasers na direção dos voôs, o Código Penal prevê pena de dois a cinco anos de reclusão pelo crime de colocar aeronaves em perigo.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário