Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Helibras homenageia os 30 anos de operação do Esquilo na FAB


Desde 1987, todos os pilotos de helicóptero da Força Aérea Brasileira têm um ponto em comum: a experiência de voar o helicóptero H-50 Esquilo. A aeronave fabricada pela empresa brasileira Helibras é utilizada para a formação dos aviadores que seguem para aviação de asas rotativas. Para comemorar esse marco, a Helibras realizou uma cerimônia na LAAD 2017, feira de segurança e defesa que acontece no Rio de Janeiro.

Um total de 2.156 pilotos já passaram pela formação na aeronave, realizada pelo Esquadrão Gavião (1º/11º GAV), sendo a maioria militares da FAB, mas também representantes do Exército, forças armadas estrangeiras e policiais civis e militares. Só em 2016 foram 1.840 missões de treinamento realizadas pela unidade, sediada em Natal (RN) desde 2006, quando foi transferida de Santos (SP).

“Os helicópteros Esquilo cumprem com excelência a missão de formar não só os pilotos, mas também mecânicos da aviação de asas rotativas da FAB. Eles proporcionam o aprendizado de todas as missões atribuídas pela Doutrina Básica da FAB. Depois dessa instrução o oficial está apto a realizar voo de navegação entre obstáculos, decolagem de prédio e todas as missões militares”, explica o Tenente-Coronel Alexandre de Carvalho Ribeiro, Comandante do Esquadrão Gavião.


A formação dos novos oficiais conta com adaptação diurna e noturna, missões de emergência, rapel, içamento na água, resgate sobre a terra com utilização do guincho, carga externa, área restrita, voo em formação (2 e 4 aeronaves), helipontos elevados, navegação a baixa altura (NBA), além de missões de busca e escolta com o emprego de armamento.

“É com grande satisfação que a Helibras e a Airbus Helicopters prestam essa homenagem ao Esquadrão Gavião pelo marco de 30 anos e mais de 2 mil pilotos formados no nosso helicóptero Esquilo. Isso comprova a robustez e segurança da aeronave. E espero que os anos e os números de formandos dobrem!”, comentou o presidente da Helibras, Richard Marelli.


O primeiro helicóptero do modelo (HB 350B) chegou à FAB em 1986. Ele também foi operado pelo Esquadrão Poti (2º/8º GAV) e faz parte ainda das frotas da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, além de forças policiais. A aeronave desenvolvida pela empresa francesa Aerospatiale, atualmente Airbus Helicopters, já teve mais de 5 mil unidades produzidas desde o seu primeiro voo, em 1974, e ainda está em produção.

150 mil horas voadas - Também em 2016 a FAB registrou 150 mil horas voadas com os helicópteros da marca Helibras/Airbus Helicopters. Atualmente estão em operação os Esquilos, o VH-35, o VH-34 Super Puma, VH-36 Caracal e o H-36 Caracal.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário