Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

MCB realiza exposição sobre a Embraer com modelos, peças, realidade virtual e simuladores


1/6/17 à 20/8/17 - O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta, em parceria com o Instituto Embraer, o universo de criação do design nacional para artefatos concebidos para voar. Como instituição dedicada às questões do design – com o qual busca contribuir anualmente por meio da realização do Prêmio Design MCB – traz, por meio da mostra design na aviação brasileira, o caso de sucesso da Embraer S.A., que apostou, desde sua fundação em 1969, no potencial inovador da engenharia e da criatividade nacional. A abertura é dia 1º de junho, às 19h30 com entrada gratuita, e a exposição permanece em cartaz até 20 de agosto.

“Como único museu no Brasil dedicado às questões do design, a oportunidade de mostrar esta tradição brasileira e trazer a trajetória de sucesso da Embraer ao grande público é um importante momento de reforço da missão da instituição”, comenta a diretora geral do MCB, Miriam Lerner.

A atuação de vanguarda do Brasil na aviação é um ponto de destaque para Paulo Cesar de Souza e Silva, diretor-presidente da Embraer. “A indústria aeronáutica faz parte de um ambiente global altamente competitivo, repleto de desafios e com demanda intensiva por tecnologia e inovação. O Brasil tem historicamente se destacado por transformar ciência em design que influencia tendências do setor. É uma satisfação poder contribuir e se inspirar com essa história”, completa.

A Embraer foi estabelecida em São José dos Campos (SP) para produzir o avião Bandeirante e atender à aviação regional. Hoje, quase cinquenta anos depois, ela é uma empresa global que projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves, sistemas e soluções para Aviação Comercial, Aviação Executiva e Defesa & Segurança.

O criador da exposição, arquiteto e artista Guto Lacaz, já concebeu para o MCB a mostra “Santos=Dumont designer” (apresentada em duas edições, 2006 e 2009). Ele é estudioso do pioneirismo de Santos Dumont e entusiasta da história da aviação e do sonho do homem em voar. “Buscamos reforçar a tradição aeronáutica do Brasil”, diz Guto Lacaz, “desde o ‘Padre Voador’ Bartolomeu Gusmão, inventor brasileiro do balão de ar quente em 1709, passando por Santos Dumont e os experimentos que antecederam a Embraer. Trata-se de uma exposição de alto valor estético e tecnológico”.

Exposição

Criado para competições mundiais de voo a vela, o planador Urupema, em escala 1:2, abre a exposição já no portão do Museu da Casa Brasileira. Projetado em 1963, este planador feito de madeira e resina epóxi foi criado para competições mundiais de voo a vela.

Modelos em tamanho real do Super Tucano

No jardim do Museu estarão dois modelos em tamanho real: o A-29 Super Tucano (EMB 314), turboélice de ataque leve e treinamento avançado, e a Máquina de Voar de Leonardo da Vinci, construída especialmente para esta exposição para ser testada pelo público, acionando as asas a partir dos pedais.

Linha do tempo com modelos tridimensionais

Entrando no Museu, uma linha do tempo apresenta a história da aviação brasileira com modelos tridimensionais de aeronaves em escala 1:50, desde 1709 a 2017, apresentando aviões produzidos por iniciativas autônomas e outras empresas, além de todas as séries criadas pela Embraer.

Sala de projetos

A primeira sala é dedicada ao processo de projeto das aeronaves, desde os desenhos preparatórios dos aviões feitos a mão em papel vegetal, até os sistemas virtuais de projeto, incluindo vídeos de ensaios, modelos e documentação fotográfica. Para representar a sustentação do voo pela aerodinâmica e ação dos esforços do vento, Guto Lacaz preparou um modelo com ventilador que pode ser acionado pelo público, fazendo flutuar um trecho de asa.


Peças em dimensão real

O espaço central do Museu apresenta peças em dimensão real, combinando componentes de aeronaves com modelos menores do avião completo, oferecendo ao público uma experiência de escala e de uso da tecnologia aeronáutica, com grandes imagens de linhas de montagem. Entre uma turbina do Bandeirante (EMB 110) e um trem de pouso do jato comercial ERJ 145, destaca-se a seção da fuselagem em corte de uma aeronave comercial regional, com ensaio de interiores.

RV e simulador do KC-390

A visitação se completa com uma experiência em realidade virtual, através de projeção e um simulador que permite explorar o espaço interno do modelo KC-390, novo avião militar multimissão da Embraer.

“Com esta exposição, em que técnica e invenção estão a serviço do homem, o Museu busca expandir a compreensão sobre a produção do design, que é capaz até mesmo de desafiar a gravidade e diminuir fronteiras”, conclui Giancarlo Latorraca, diretor técnico do Museu da Casa Brasileira.

De acordo com Mariana Luz, diretora superintendente do Instituto Embraer, essa grande ação cultural reitera o compromisso do Instituto de preservar a memória do setor. “Ao destacar a importância de pesquisadores, inventores, designers e engenheiros brasileiros para o desenvolvimento da indústria aeronáutica global, buscamos disseminar a história da aviação nacional, bem como inspirar jovens a descobrirem e explorarem esse universo.”

A exposição conta ainda com parceira institucional da Força Aérea Brasileira e patrocínio da Goodyear, Saab, United Technologies e Boeing.

Visitação
  • De terça a domingo, das 10h às 18h
  • Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
  • Gratuito aos finais de semana e feriados
  • Acessibilidade no local
  • Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local
  • Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br


Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário