Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Nevoeiro cancela 26 voos no Santos Dumont, Galeão recebeu cerca de 70 voos extras


Ter 30/5/2017 - Pelo terceiro dia seguido, um intenso nevoeiro atrapalhou nesta terça-feira (30) as operações no Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio. O aeroporto abriu com duas horas e meia de atraso - normalmente funciona a partir das 6h, mas só começou a operar às 8h30, por instrumentos.

Por conta disso, segundo a administração do Santos Dumont, 26 voos foram cancelados e um transferido para o aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, na zona norte, que não sofreu interrupções mas também operou por instrumentos durante a madrugada e a manhã. Pelo menos 18 voos atrasaram.

Galeão

O aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, recebeu cerca de 70 voos extras entre hoje e o último domingo que, por motivos metereológicos não puderam pousar no Santos Dumont. O balanço é da RioGaleão, concessionária que administra o terminal. Segundo a empresa, o aeroporto permanece aberto “aproximadamente 99,9% do tempo em um ano”. A explicação está na localização, na tecnologia de aproximação por instrumentos e no tamanho da pista — a mais longa do Brasil com quatro quilômetros.

“Nesta época do ano, devido às condições adversas do clima, a utilização de equipamentos eletrônicos é comum para garantir a operação regular do aeroporto. Nestes dias de forte nevoeiro, o Aeroporto Internacional Tom Jobim operou normalmente os seus voos e, em coordenação com o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e as companhias aéreas, já recebeu mais de 70 voos extras e alternados, entre o último domingo (28/05) e hoje (30/05), que, por motivos meteorológicos, não puderam pousar no Santos Dumont”, afirmou a concessionária.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ainda há possivilidade de formação de nevoeiros até a quinta-feira. Caso ocorram, porém, deverão ser menos intensos que os registrados nos últimos dias, segundo o meteorologista Olívio Bahia:

- Há uma frente fria vinda do Sul do país que deve chegar ao Rio de quinta para sexta-feira. A condição para o nevoeiro diminui. A tendência (de novos nevoeiros) é que comece a reduzir amanhã. Amanhã deve ter nevoeiro menos intenso que hoje.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário