Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Quanto custa manter um avião Boeing 747 no ar por uma hora?


Produzida desde a década de 1970, a linha Boeing 747 é uma das mais famosas do mundo por conseguir transportar pouco mais de 400 passageiros - ou 605 se não houver divisões de classes no avião. Mas quanto as companhias aéreas gastam por hora para colocar esse gigante nos céus?

O preço é bastante elevado: segundo a Forbes, os modelos da linha 747-400 da Boeing gastam o equivalente a US$ 25 mil (quase R$ 80 mil na cotação atual) por cada hora em que estão no ar, tempo este denominado pelas empresas aéreas de "custo operacional por hora de voo". Acontece que esse valor inclui todos os custos referentes não apenas sobre as aeronaves, como combustível e manutenção, mas também a taxas de pouso e aos salários e treinamento de toda a tripulação.

De acordo com pesquisadores da Eurocontrol (Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea), cada companhia possui economistas focados em otimizar e equilibrar todas essas contas. Os especialistas cruzam diversas informações, incluindo demanda por voos e as rotas a serem seguidas, para então traçar uma média de valores que serão gastos.

Mesmo assim, é impossível prever com precisão quanto dinheiro as corporações precisam investir ano a ano, já que os preços variam com bastante frequência. É o caso do valor do combustível, que flutua diariamente e responde por 33,4% dos gastos das companhias aéreas. Em segundo lugar vem a manutenção das aeronaves (9,4%), seguida por assuntos administrativos (7,3%), equipe de pouso (6,8%) e vendas e promoções de passagens (6,5%).

Compartilhar no Google Plus

Sobre Alexandre Marques

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário