Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Aeronave Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça passa por monitoramento


A Força Aérea Brasileira e a fabricante Embraer realizam testes de segurança na aeronave de número 7 do Esquadrão de Demonstração Aérea, conhecido como Esquadrilha da Fumaça. O objetivo é acompanhar e monitorar o perfil de voo do A-29 que atua na posição Isolado.

O Gerente Técnico dos Projetos A-29 e F-5 do DCTA, Coronel Carlos Afonso Mesquita de Araújo, explica que dentro do projeto de criação de um avião existem ações e análises específicas a serem feitas, com o objetivo de monitorar a vida útil da aeronave.

“Trata-se de um procedimento normal de monitoramento de todo o perfil de voo executado em um esquadrão. No EDA, foi escolhido o número 7 pelo fato de este realizar o perfil de demonstrações que mais sofre esforços de cargas aerodinâmicas”, ressalta.

Após quatro anos de operação da aeronave A-29 na Esquadrilha da Fumaça, ele ressalta que o momento é bastante apropriado para realizar o monitoramento da fadiga da aeronave no esquadrão.

"Todas as atividades desenvolvidas nesta campanha de ensaios estão previstas nas documentações técnicas emitidas pela FAB e pela Embraer. Após os voos de ensaio, inicia-se a fase mais trabalhosa de análise dos dados coletados: produção de relatórios de ensaios e discussões técnicas", explica.

O avião foi instrumentado pela fabricante com sensores instalados na fuselagem e superfícies de controle chamados de Flight Test Instruments (FTI), que gravam vários parâmetros do voo, como dados de aceleração e esforço.

Também estão sendo utilizados fios de lã na parte traseira da fuselagem da aeronave para monitorar o fluxo de ar durante os voos de ensaio.

Os dados colhidos serão comparados com os modelos matemáticos feitos anteriormente e após o término da campanha, as informações servirão de base para mensurar e acompanhar a vida em fadiga da aeronave na FAB.


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