Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Airbus instalará caixa-preta flutuante em aviões a partir de 2019


A partir de 2019, a Airbus vai instalar novas caixas-pretas na linha de aeronaves de longa distância A350. Uma delas será "solta" para poder flutuar na superfície da água em casos de naufrágio, de acordo com anúncio da empresa nesta quarta-feira.

O novo equipamento vai guardar a gravação de 25 horas de conversas na cabine da frente (atualmente, são só duas horas), além dos dados técnicos do voo, indicou a fabricante em uma entrevista coletiva no salão da aeronáutica de Bourget.

Até hoje, essas informações ficavam armazenadas em dois gravadores diferentes.

Cada avião será equipado com duas caixas-pretas com os mesmos dados. Uma delas fica fixa na parte da frente da aeronave, a outra, "solta", fica instalada na parte traseira.

As caixas-pretas incluirão um transmissor que emite sinais para facilitar a localização de destroços do avião ao longo de 90 dias, em comparação com 30 dias dos equipamentos atuais, graças a uma pilha mais potente.

No caso de acidentes no mar, o sinal será mais facilmente detectável "pois uma das caixas vai estar na superfície", explicou Charles Champion, chefe de engenharia da divisão comercial da Airbus.

A caixa-preta instalada na parte traseira da aeronave se solta automaticamente caso haja alguma falha importante na estrutura do avião ou com pressão, se estiver submersa.

O A350 será o primeiro da linha de grandes aeronaves da Airbus a ser equipado com as novas caixas, no fim de 2019. Em seguida, os aviões A330, A321 LR e o A380, de acordo com o constructor.

As caixas-pretas são equipamentos fundamentais para explicar cerca de 90% dos acidentes aéreos.


Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário