Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Video: Caça da FAB intercepta avião argentino que desviou da rota sem comunicar


Seg 26/6/2017 - Um avião Learjet 60 argentino prefixo LV-FUT foi interceptado por um caça F-5M da Força Aérea Brasileira. Os tripulantes argentinos classificaram a interceptação como irregular e grave.

A interceptação foi na ultima quarta-feira (21) em um voo entre Cabo Frio/RJ para San Fernando (Buenos Aires) a 10.900 m. Os pilotos relataram que o voo seguia tranqüilo quando de repente surgiu um avião militar à esquerda, a poucos metros da aeronave.

Os pilotos relataram uma pequena comunicação entre as aeronaves e o controle de tráfego Curitiba. O piloto diz ter indagado o que estava acontecendo, mas foi ignorado. A tripulação argentina fez referência ao anexo 2 do ICAO (International Civil Aviation Organization – Organização Internacional da Aviação Civil) que é proibido praticar interceptação com aeronaves civis.

“Um segundo F-5, de dois lugares, apareceu, mas logo se afastou”, disse um dos pilotos. Os tripulantes argentinos estão indignados, pois não foram avisado por Curitiba que seriam interceptados, como dita o ICAO.

Após alguns minutos, o caça foi embora como se nada tivesse acontecido.

Segundo informações, a aeronave argentina mudou de nível de voo e se desviou do rumo informado, sem comunicar o controle Curitiba.



Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

2 comentários: