Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Video: Novo caça da FAB, Gripen E realiza primeiro voo


Qui 15/6/2017 - O Ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o Comandante da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro Rossato, presenciaram o primeiro voo do caça Gripen E. Eles também celebraram esse momento com o piloto de testes que conduziu o voo, Marcus Wandt.

O piloto Marcus voou por 40 minutos e estava muito entusiasmado quando pousou. “Não é preciso dizer que estou muito feliz por ter pilotado esse voo inaugural. O desempenho da aceleração é impressionante!”.

O piloto Hans Einerth, respondendo a uma questão sobre quais as diferenças entre o Gripen E 39-8 pré-série e as aeronaves de produção de série, disse que o Gripen 39-8 utiliza todos os computadores e aviônica dos aviões de produção, mas não leva todos os sensores. Em seu lugar, o 39-8 leva equipamentos de medição e por isso é mais pesado que os aviões de série.

Jerker Ahlqvist, respondendo a uma pergunta sobre as principais diferenças do Gripen E em relação ao Gripen C/D, disse que o Gripen E tem mais potência, maior capacidade de armas externas, sistema de aviônica completamente novo que facilitará atualizações para novos sensores e armas.



Detalhes do voo

O primeiro voo significa que o sistema de aviônica totalmente qualificado foi aprovado e que agora estão mais confiantes de que o restante do programa será cumprido no cronograma.

O piloto de testes Marcus Wandt que voou o Gripen E e estava visivelmente entusiasmado, disse que o avião se comportou muito bem desde a partida e que nenhum aviso de problema surgiu, diferentemente do que se espera de protótipos que voam pela primeira vez.

Wandt destacou que pode sentir a maior potência do motor do avião em relação ao Gripen C/D. Após a decolagem, ele subiu com o trem de pouso baixado até certa altitude para testar as características de voo e, em seguida, fez uma aproximação simulada para pouso. Segundo Wandt, o caça se comportou exatamente como no simulador. Na sequência, o piloto subiu novamente e recolheu o trem de pouso, para depois colocar o avião em modo de combate e testar algumas manobras, nas quais também obedeceu perfeitamente aos comandos, superando as expectativas.
Gripen E durante o primeiro voo

Na volta, baixou o trem de pouso e pousou suavemente finalizando o voo aplicando os freios da aeronave, que também funcionaram bem.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário