Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Avião que saiu da pista em São Tomé e Príncipe transportava equipamentos para NASA


Ter 1/8/2017 - O diretor-geral da Empresa Nacional de Segurança Aérea são-tomense (ENASA), Hélder Paquete, disse esta terça-feira (1/8) que o avião Antonov AN-74TK-100 da Cavok Air matrícula UR-CKC, que abortou a decolagem da pista 29 e saiu da pista sábado no aeroporto internacional de São Tomé (Africa) após ingestão de pássaros pela turbina, transportava equipamentos para a Agência Espacial Norte-Americana (NASA).

“Esta aeronave vem a São Tomé no quadro de um projeto da agência americana de investigação espacial que durante o mês de agosto estará no nosso país para observação de um satélite a partir de São Tomé”, disse Hélder Paquete.

O responsável pela segurança aeroportuária disse tratar-se de “equipamentos de observação” que vão ser instalados no aeroporto, sem dar mais detalhes.

O cargueiro de fabrico russo, com seis passageiros caiu sábado de manhã, e do acidente resultaram cinco feridos, que segundo o diretor-geral da ENASA receberam tratamento hospitalar e já se encontram instalados em hotéis.

“A aeronave foi fretada por esta agência e foi autorizada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil são-tomense (INAC) a entrar no nosso espaço aéreo e foram cumpridas todas as formalidades de aterragem no nosso aeroporto internacional”, acrescentou o diretor-geral da ENASA.

Hélder Paquete disse que “o avião estava em processo de descolagem” e o comandante foi forçado a tentar abortar o voo, tendo o aparelho resvalado para uma pequena ravina com cerca de quatro metros de altura, no topo norte da pista do aeroporto.

De acordo com o diretor da ENASA, o Antonov chegou a São Tomé com os equipamentos, proveniente de um país europeu e deveria deixar São Tomé com destino a Acra, no Gana depois de descarregar.

O INAC criou uma comissão autónoma composta por quatro membros que vai analisar as causas do acidente.

Esta comissão não tem prazo definido para concluir o inquérito, estando à espera da chegada ainda esta semana de peritos da empresa Cavok, a que pertence a aeronave, para analisarem as caixas negras do aparelho.


Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário