Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Exposição Santos Dumont: Herói Brasileiro leva peças raras a shopping de Recife


Dom 13/8/2017 - Alberto Santos Dumont habita o imaginário coletivo por seu feito mais divulgado: a invenção do avião. Porém, o homem por trás do mito ainda é pouco conhecido pela maioria da população. De inteligência aguçada e vanguardista, o brasileiro marcou época aqui e na Europa. Como uma forma de celebrar esse legado e revelar outras facetas de sua biografia, é aberta hoje a exposiçãatilde;o Santos Dumont – Herói Brasileiro, no RioMar.

Proveniente de uma família abastada, Santos Dumont cresceu em Palmira, no interior de Minas Gerais, cidade que hoje leva seu nome. Desde cedo, demonstrou interesse em dar asas à imaginação, fruto da leitura obcecada de Julio Verne, que inspirou o desejo de ver o homem dominar o céu, manifestado em suas invenções.

Após mudar-se com a família para Paris, mergulhou de vez na pesquisa da área mecânica, onde realizou o famoso voo com o 14 Bis, em 1906. Na exposição, sua vida é esmiuçada com o auxílio de curiosidades, como fotos das tentativas fracassadas de voo e sua fama em Paris, onde era uma celebridade e ditava moda.

Vários artefatos originais do aviador estão em exibição, como seu berço e o motor de seu primeiro dirigível (um balão), além de reproduções do 14 Bis e do Demoiselle, modelo mais avançado de aeronave, nas dimensões reais.

Inédito

O Recife é a primeira cidade a receber a proposta – que seguirá para outros Estados e pode aportar em Paris – e conta com acervo da Casa Cabangu, museu erguido na propriedade da família Dumont e que vinha travessando dificuldades.

“Essa exposição é uma declaração de amor ao Brasil. É uma homenagem a um homem que se apoderou de um sonho e o concretizou pela coragem e persistência”, enfatiza o curador Érico de Angelis.

A gerente de marketing do RioMar, Danielly Hallinsky, reforça ainda que a ação solidifica a proposta do empreendimento de se transformar em um ponto de difusão cultural.

Serviços

Exposição Santos Dumont: Herói Brasileiro – de segunda a sexta, 14h às 22h, sábado, das 9h às 22h; domingo, das 12h às 21h, no Piso L3 do RioMar Shopping (Av. República do Líbano, 251, Pina). Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Informações: 98614-4183

Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário