Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Aeroporto de Viracopos faz simulação de emergência aérea


Sex 29/9/2017 - Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), realizou nesta quinta-feira (28) um Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica (ESEA) em um dos pátios de aeronaves. A simulação, que ocorre a cada três anos, começou às 11h17 e terminou às 13h, foi para testar o acionamento do Plano de Emergência (PLEM) do aeródromo.

Aproximadamente 300 pessoas participaram do treinamento, entre voluntários e integrantes da Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Samu, Corpo de Bombeiros, militares, AutoBAn, Emdec, Setec, Defesa Ciivil e Anac.


A simulação da manhã desta quinta foi a ocorrência de um incêndio em uma turbina de um avião da companhia Azul, com cinco tripulantes e 62 passageiros a bordo. Para parecer o mais próximo possível da realidade , eles foram maquiados para parecer que têm ferimentos e queimaduras.


A simulação começou com a chegada dos bombeiros para combater o fogo e atendimento aos feridos. As vítimas são separadas em lonas com diferentes cores, a preta para mortos, verde para feridos leves e amarelo moderado. As ambulâncias do Samu saíram do centro para ir ao aeroporto e chegaram às 11h45. O helicóptero Águia, que iria para a simulação, teve uma ocorrência real e não participou.


Os feridos foram atendidos e levados para três hospitais da região. O objetivo foi calcular quanto tempo demora cada etapa do plano de emergência, desde o acionamento da torre até o atendimento dos bombeiros, resgate, combate ao fogo, primeiros socorros aos feridos e tempo de deslocamento até hospitais.


Segundo o médico José Roberto Hansen, do Samu, o exercício foi rápido, bom e eficiente. "Também foi importante a participação dos hospitais da região que, em caso de acidente, mesmo com a sobrecarga normal, precisam se preparar para receber e atender às vítimas", disse.

Marcelo Mota, diretor de Operações de Viracopos, também avaliou a simulação como bem sucedida. "A prioridade do aeroporto é garantir a segurança das pessoas. Logo após o final do exercício, temos uma reunião para análise dos dados e depoimento franco de tudo que pode ser melhorado", afirmou.


Entre os meses de janeiro e agosto de 2017, Viracopos registrou 73.623 pousos e decolagens. O fluxo de passageiros nacionais e internacionais foi de 6,2 milhões, segundo estatísticas oficiais. Em relação ao transporte de cargas, foram 121.875 nos oito primeiros meses deste ano.


Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário