Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Aeroporto de Viracopos faz simulação de emergência aérea


Sex 29/9/2017 - Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), realizou nesta quinta-feira (28) um Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica (ESEA) em um dos pátios de aeronaves. A simulação, que ocorre a cada três anos, começou às 11h17 e terminou às 13h, foi para testar o acionamento do Plano de Emergência (PLEM) do aeródromo.

Aproximadamente 300 pessoas participaram do treinamento, entre voluntários e integrantes da Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Samu, Corpo de Bombeiros, militares, AutoBAn, Emdec, Setec, Defesa Ciivil e Anac.


A simulação da manhã desta quinta foi a ocorrência de um incêndio em uma turbina de um avião da companhia Azul, com cinco tripulantes e 62 passageiros a bordo. Para parecer o mais próximo possível da realidade , eles foram maquiados para parecer que têm ferimentos e queimaduras.


A simulação começou com a chegada dos bombeiros para combater o fogo e atendimento aos feridos. As vítimas são separadas em lonas com diferentes cores, a preta para mortos, verde para feridos leves e amarelo moderado. As ambulâncias do Samu saíram do centro para ir ao aeroporto e chegaram às 11h45. O helicóptero Águia, que iria para a simulação, teve uma ocorrência real e não participou.


Os feridos foram atendidos e levados para três hospitais da região. O objetivo foi calcular quanto tempo demora cada etapa do plano de emergência, desde o acionamento da torre até o atendimento dos bombeiros, resgate, combate ao fogo, primeiros socorros aos feridos e tempo de deslocamento até hospitais.


Segundo o médico José Roberto Hansen, do Samu, o exercício foi rápido, bom e eficiente. "Também foi importante a participação dos hospitais da região que, em caso de acidente, mesmo com a sobrecarga normal, precisam se preparar para receber e atender às vítimas", disse.

Marcelo Mota, diretor de Operações de Viracopos, também avaliou a simulação como bem sucedida. "A prioridade do aeroporto é garantir a segurança das pessoas. Logo após o final do exercício, temos uma reunião para análise dos dados e depoimento franco de tudo que pode ser melhorado", afirmou.


Entre os meses de janeiro e agosto de 2017, Viracopos registrou 73.623 pousos e decolagens. O fluxo de passageiros nacionais e internacionais foi de 6,2 milhões, segundo estatísticas oficiais. Em relação ao transporte de cargas, foram 121.875 nos oito primeiros meses deste ano.


Compartilhar no Google Plus

Sobre Alexandre Marques

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário