Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Cargueiros chegam a Fortaleza para transportar Boeing alemão


Qui 21/9/2017 - Pousou na manhã desta quinta (21/9) em Fortaleza-CE o Ilyushin IL76-90VD matrícula RA-76951 da Volga-Dnepr Airlines para transportar a sucata de um Boeing 737-200, abandonado há quase uma década no terminal, entre a capital cearense e a cidade alemã de Friedrichshafen.

De acordo com Geraldo Soares, gerente de projetos da Salco Logistics, empresa responsável pelo transporte da carga, o cargueiro russo Ilyushin IL-76 deve deixar Fortaleza às 22h30 desta quinta, levando dois contêineres com equipamentos menores do avião alemão. "Serão quatro volumes embarcados, inclusive as duas turbinas e os dois estabilizadores traseiros", informou. A operação deve ser completamente concluída às 15h desta sexta, quando o segundo cargueiro decolar com as outras partes do Boeing da Lufthansa.

A fase de desmonte da aeronave foi realizada no dia 21 de agosto deste ano. Segundo o diretor da Salco Logistics, Sven Richard, as peças serão enviadas para a Alemanha divididas em seis embalagens: fuselagem, as duas asas, o leme, os estabilizadores e as turbinas.

Sequestro

A missão é especial porque a sucata representa um marco no enfrentamento ao terrorismo na Alemanha. Em outubro de 1977, quando fazia o voo entre Palma de Mallorca, na Espanha, e Frankfurt, pela companhia aérea Lufthansa, a aeronave, com cerca de 90 pessoas a bordo, foi sequestrada por quatro integrantes da Frente Popular para a Libertação da Palestina.

Para libertar os reféns, eles pediam a liberação de membros da Fração do Exército Vermelho (RAF) que estavam presos na Alemanha. O sequestro durou cinco dias e acabou com a morte do piloto e de três sequestradores. O avião pousou na cidade de Mogadíscio, capital da Somáia.

Com o objetivo de recuperar a história do sequestro, que completa 40 anos em 2017, o governo alemão adquiriu o avião abandonado para restaurá-lo e criar um memorial, que será instalado em Friedrichshafen, no Sul do país. O crime é considerado um símbolo do chamado Outono Alemão, período marcado pelo embate entre o Estado alemão e forças terroristas de extrema esquerda.

Transporte

Um dos cargueiros russos, o Ilyushin IL-76, pousou hoje às 8:05L em Fortaleza. Já o Antonov AN-124 chega à capital cearense na madrugada de sexta. Ambos são operados pela russa Volga Dnepr. Cada um ficará responsável por levar determinadas partes do avião, que está em processo de desmonte e embalagem desde agosto.

O aeroporto de Friedrichshafen também se prepara para receber o lendário Landshut, como é conhecida a aeronave, e convida a população local, por meio de sua página no Facebook, para recepcionar os dois cargueiros. As peças do avião devem chegar à cidade no sábado (23), na véspera da eleição geral alemã. Depois de restaurada, a aeronave ficará exposta no Museu Aeroespacial Dornier.

Governo

O Landshut ainda fez vários voos até vir parar no Ceará. O cônsul honorário da Alemanha, Hans-Jürgen Fiege, conta que a Lufthansa continuou utilizando o avião até o limite de quilometragem estabelecido pela companhia, tendo sido vendido em seguida para países asiáticos. O Boeing 737-200 veio para Fortaleza quando foi comprado pela TAF Linhas Aéreas. Por questões financeiras da companhia, a aeronave acabou no “cemitério” de aviões do Aeroporto Pinto Martins.

Segundo Fiege, não é de hoje que a população alemã discute a repatriação do Landshut.“Neste ano, talvez a conjuntura de insegurança na Europa e, ao mesmo tempo, o aniversário de 40 anos do sequestro tenham influenciado uma discussão mais intensa. O governo alemão decidiu então trazer o avião de volta e transformá-lo em museu, para que se possa refletir sobre aquele momento histórico e o seu significado para os dias de hoje.”

A compra da sucata da aeronave foi acertada com a Justiça Federal no Ceará e custou ao governo alemão R$ 75 mil.

Video da chegada do Ilyushin IL76 em Fortaleza



Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário