Sex 15/9/2017 - Um dos protótipos da aeronave multimissão KC-390, maior avião militar produzido no Brasil, está na Ala 5, localizada em Campo Grande (MS), para a realização de uma campanha que visa aprimorar o lançamento de cargas e paraquedistas, como parte dos testes necessários para a certificação da aeronave. A missão, que iniciou no dia 11 e vai até o dia 23 de setembro, está sendo realizada em conjunto com a Brigada Paraquedista do Exército Brasileiro.
Este mesmo tipo de teste já foi realizado em julho do ano passado, também em Campo Grande, e após os ajustes necessários, o avião retornou para verificar se os requisitos foram cumpridos. Os dois protótipos da aeronave já atingiram, juntos, uma média de 1.330 horas voadas, onde foram analisadas a performance e o desempenho em diversas configurações.
“Estamos numa fase bem avançada da campanha e devemos atingir uma média de 2.400 horas de voo com esses protótipos. Esta etapa é muito importante tanto para o ajustes do projeto, quanto para a certificação. O avião foi projetado para desempenhar o que chamamos de multimissão, o que inclui o lançamento de cargas ou paraquedistas e, também, o transporte de tropas militares”, afirma o diretor do projeto na Embraer, Paulo Gastão.
Para o Coronel Samir Mustafá, gerente do projeto KC-390 pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), a nova aeronave se traduz para a Força Aérea como um grande incremento de capacidade operacional. "Vai realizar operações humanitárias, de transporte aerologístico, de reabastecimento em vôo, entre outras. Continuaremos a realizar estas mesmas missões, porém, com um ganho de velocidade e de capacidade de carga muito maior”, ressaltou o coronel.
0 comentários:
Postar um comentário