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Obras de reparo da pista do aeroporto de Natal começam e voos noturnos são suspensos


Seg 18/9/2017 - Desde o dia 11/9, os voos noturnos do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, por 30 dias, enquanto são realizados os reparos necessários. Entre 11 de setembro e 10 de outubro, todas as operações do aeroporto vão se concentrar das 6h às 18h. A Inframérica optou por não fechar o aeroporto completamente durante os reparos, afirmando que a pista ainda é segura para pousos e decolagens. Para se adequar aos novos horários, as companhias aéreas ajustaram as malhas para o período diurno, reprogramando os voos da noite para o período da manhã.

Os voos internacionais, no entanto, serão suspensos durante esses 30 dias. As companhias aéreas vão conectar os passageiros com voos internacionais programados para outros aeroportos próximos, como o de Recife, de onde vão realizar a rota internacional. O motivo deve-se à impossibilidade das grandes aeronaves, como é o caso da TAP que realiza os voos Natal-Lisboa, de pousarem na pista taxiway, que será utilizada pelas outras aeronaves para pousos e decolagens durante a reforma.

Os problemas na pista foram identificados depois que ela foi utilizada por algum tempo, de acordo com a Inframérica. A falha foi observada na camada do asfalto, e caracterizada como um “vício oculto”, ou seja, invisível a princípio, mas perceptível após um período de uso. O reparo engloba a troca da camada de asfalto e uma nova pavimentação da pista, obras que deverão custar entre R$ 10 milhões e R$ 12 milhões.

O gasto com os reparos não era previsto. Normalmente, uma pista de pouso e decolagem é construída para ter, em média, uma durabilidade de 15 anos. “O acionista vai colocar esse dinheiro diretamente do capital próprio", afirmou o presidente do Consórcio Inframérica, Daniel Ketchibachian, em entrevista à TRIBUNA DO NORTE em junho deste ano.

O Consórcio, no entanto, pretende entrar com um pedido de compensação financeira pelo gasto. “Nunca imaginávamos que íamos refazer uma pista com três anos de utilização", disse Daniel Ketchibachian. No contrato inicial, a entrega das pistas de pouso e decolagem eram responsabilidade do poder concedente do Aeroporto: a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Apesar de ter entregado as obras com 7 meses antes do que estava previsto no contrato de concessão, a falha precoce na pista representa, para a Iframérica, um motivo para pedir a compensação à ANAC.

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Qual foi o problema identificado?

Foram identificados problemas estruturais no asfalto, após o uso constante da pista. O problema é chamado de “risco redibitório” ou “vício oculto”, que não aparece assim que a obra foi entregue, mas sim após alguns meses de uso. Na prática, apesar da Inframérica ter informado que a pista atualmente é segura, ela corre o risco de “afundar”, caso os reparos não sejam realizados.

O que será feito?

Entre os dias 11 de setembro e 10 de outubro, será feita a troca da capa asfáltica, e a pista receberá uma nova pavimentação, o que vai renová-la pelo período previsto de duração de uma pista de pouso e decolagem, que é de cerca de 15 anos.

Como ficará a situação de quem possuía voos noturnos marcados neste período?

As companhias aéreas estão realizando a remarcação dos voos que estavam programados entre as 18h e as 6h, horário no qual as atividades aéreas estarão suspensas. É importante que as pessoas procurem as suas companhias aéreas para conferir o novo horário de seus voos. Durante esse período, o aeroporto não fica fechado, apenas sem voos, portanto, se alguém estiver esperando uma conexão e chegar mais cedo, vai encontrar o aeroporto e todos os seus serviços funcionando normalmente nesses horários.

O que acontece com os voos internacionais?


Os voos internacionais estarão suspensos no aeroporto durante o período. Isso acontece porque todos os voos farão o pouso e a decolagem do taxiway, faixa da pista destinada para que o avião possa rolar para um hangar, terminal ou pista. Aeronaves de grande porte não podem pousar neste tipo de pista, o que é o caso dos voos da TAP, que faz o trecho Natal-Lisboa em Natal. Os passageiros de voos internacionais farão uma conexão com a Azul, que aumentou a malha para Recife e possui o mesmo dono da TAP, de onde deverão decolar para seus destinos internacionais.

O que acontece em caso de atraso de voos?

Se, durante a chegada ou a partida de Natal os voos atrasarem durante o período no qual a atividade aérea estaria suspensa, as próprias companhias aéreas serão responsáveis por encontrar alguma solução para os passageiros. Se o atraso ocorre durante o período da manhã ou da tarde, o pouso e a decolagem deve ocorrer normalmente.

Números
  • 359 voos vão sofrer impacto com a interrupção dos voos noturnos no aeroporto; 
  • 170 voos serão suspensos pelas companhias LATAM, Gol e TAP durante o período;
  • 189 voos das companhias Gol, LATAM, Azul e Avianca vão sofrer alterações para adequarem seus horários ao novo funcionamento do aeroporto.
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