Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Video: Helicóptero russo abre fogo contra espectadores que observavam exercício


Qua 20/9/2017 - Um vídeo de manobras militares do exército da Rússia russo gerou polêmica depois de ser vazado por vários sites.

As imagens aparentemente mostram o momento em que um helicóptero abre fogo contra espectadores que observavam o exercício conjunto de tropas russas e de Belarus, do qual oficialmente teriam participado 13 mil soldados.

Segundo o site 66.ru, o incidente ocorreu na segunda-feira, durante o Zapad - um "jogo de guerra" realizado anualmente por Moscou. O mesmo dia em que o presidente Vladimir Putin teria visitado as tropas.

O Ministério da Defesa da Rússia inicialmente negou que "qualquer problema" tivesse acontecido durante o Zapad.

Posteriormente, o órgão emitiu um comunicado falando em uma falha no sistema de rastreamento de alvos do helicóptero, mas negou relatos da mídia russa de que duas pessoas ficaram gravemente feridas no acidente.

"Relatos sobre feridos são uma provocação deliberada ou pura estupidez", disse uma fonte militar citada pela agência de notícias Interfax.

Os exercícios militares de 2017 estão sendo realizados em território russo e de Belarus e simulam o que as autoridades russas descreveram como uma "revolta separatista fomentada" pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

As manobras tiveram início na semana passada e terminam nesta quinta-feira.

Oficialmente, envolvem 13 mil soldados, mas analistas militares da Otan afirmam que o número atual pode passar de 100 mil, o que representaria a maior movimentação de tropas russas desde o fim da Guerra Fria.

O Zapad (a palavra para oeste em russo) desperta apreensão porque a última grande mobilização, em 2013, foi seguida da anexação da região da Crimeia, na Ucrânia, por Moscou.

 


Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário