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Empresa pretende colocar aeronave regional híbrida-elétrica no mercado em 2022


Sex 6/10/2017 - Uma start-up da área de Seattle, apoiada pelo braço de capital de risco da Boeing e da JetBlue Airways, anunciou planos na quinta-feira (05) para colocar uma pequena aeronave híbrida-elétrica no mercado até 2022.

O pequeno avião de passageiros é o primeiro de vários aviões planejados pela Zunum Aero, que diz que a nova aeronave poderá acomodar até 12 passageiros e ser alimentado por dois motores elétricos, reduzindo drasticamente o tempo de viagem e o custo de viagens abaixo de 1.600 km.

Os planos e o cronograma da Zunum ressaltam a pressa de desenvolver pequenas aeronaves elétricas baseada nas tecnologias em rápida evolução das baterias e sistemas de inteligência artificial que evitam obstáculos em uma estrada ou no céu.

Em um desenvolvimento separado mas relacionado, a Boeing disse na quinta-feira que planeja adquirir uma empresa especializada em voo elétrico e autônomo para ajudar seus próprios esforços no desenvolvimento de tais aeronaves.

Várias empresas, incluindo a Uber Technologies e fabricante europeia Airbus, estão trabalhando em veículos aéreos autônomos movidos a energia elétrica.

A Zunum não espera ser a primeira a certificar uma aeronave elétrica com reguladores. Em vez disso, visa preencher uma lacuna de mercado para viagens regionais pelas companhias aéreas, onde jatos particulares e aviões comerciais são muito onerosos para muitos usarem.

Os aviões da Zunum poderiam passar por milhares de pequenos aeroportos em torno das grandes cidades para reduzir os custos e os horários das viagens regionais.

“As companhias aéreas estão muito interessadas em saber como percorrer uma distância mais curta e ganhar dinheiro com isso”, disse Matt Knapp, co-fundador e engenheiro aeronáutico chefe da Kirkland, empresa com sede em Washington, em uma entrevista.


Um voo de Silicon Valley para Los Angeles, por exemplo, partiria dos aeroportos de Palo Alto, San Carlos, Hayward ou Reid Hillview e chegaria aos aeroportos de Santa Mônica, Burbank, Hawthorne ou San Gabriel Valley. O custo seria de cerca de US$ 120, de acordo com a empresa.

O tempo de viagem de mais de quatro horas seria cortado ao meio, evitando as multidões e pontos de segurança em grandes hubs que são necessárias para aviões maiores. Cerca de 96% do tráfego aéreo dos Estados Unidos viaja através de 1 por cento dos seus aeroportos, deixando milhares de pequenos aeroportos virtualmente inexplorados, disse Knapp.

As baterias de veículos elétricos, como as fabricadas pela Tesla e pela Panasonic, iriam alimentar os motores da Zunum, embora a Zunum não tenha nenhum compromisso com nenhuma das empresas. Um motor de jato de combustível suplementar e um gerador elétrico seriam usados ??para fornecer ao avião uma autonomia de 700 milhas e garantir que ele permaneça em voo após as baterias estarem esgotadas, disse Knapp.

A Zunum planeja fazer um avião maior para até 50 passageiros no final da próxima década, e o alcance de ambos aumentaria para cerca de mil milhas à medida que a tecnologia da bateria melhorar, disse Knapp.

Os aviões eventualmente voariam exclusivamente com a energia da bateria, e estão sendo projetados para voar com um piloto e, eventualmente, ser pilotados remotamente, acrescentou.

Os avanços recentes em tecnologia da bateria, motores elétricos leves e estruturas compostas de carbono cortariam o custo de voar o avião da Zunum para cerca de oito centavos por assento-milha, cerca de um quinto do que um pequeno avião a jato ou turbopropulsor, disse Knapp.

Zunum anunciou pela primeira vez seus planos para aeronaves híbridas e elétricas em abril, e revelou que a Boeing HorizonX e a JetBlue Technology Ventures investiram em sua rodada inicial de fundos de risco. Na quinta-feira, divulgou especificações e um cronograma para o veículo que entra em serviço.

A Zunum disse que o avião voaria em cruzeiro a cerca de 340 milhas por hora e em altitudes de cerca de 25.000 pés (7.600 metros) – mais lentos e baixos do que os jatos convencionais.

O motor, que a Zunum está projetando, será um fan semelhante bypass fan derivado de um motor a jato, mas sem a combustão de um jato. A Zunum começou a conversar com os fabricantes de avião sobre a construção da estrutura, e está construindo protótipos que não voarão dos motores para testar as baterias, o sistema elétrico, software e outros componentes, disse Knapp.

A tecnologia atual da bateria só pode alimentar o avião por cerca de 100 milhas, de modo que um motor a gás seria usado para gerar eletricidade para alimentar os motores para alcance adicional.

Fonte: Reuters


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