Jean Carlos Capelin era piloto privado e completava as horas para virar piloto comercial
18/05/2011 - 11:29
Da redação
O bimotor Sêneca que caiu na noite de segunda-feira (16) na serra de São Pedro, região de Piracicaba, era pilotado por um dos alunos no momento da queda que matou todos os ocupantes: um instrutor e três alunos. A informação foi passada numa coletiva à imprensa na manhã desta quarta-feira (18) pelo presidente do aeroclube de Piracicaba, Fernando Pavan.
Galeria de fotos da operação de resgate
Segundo Pavan, Jean Carlos Capelin, 30 anos, era o aluno que estava no comando da aeronave no momento do acidente. Capelin tinha as horas de voo necessárias para ser piloto privado e completava as horas para virar piloto comercial.
Na manhã desta quarta-feira, o helicóptero que fez o resgate voltou ao local do acidente levando três oficiais da Aeronáutica que investigam as possíveis causas da queda. O laudo deve ser em até 90 dias. As investigações correm sob sigilo e estão sendo feitas pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa).
Enterro
O instrutor de voo, Job de Oliveira, 36 anos, foi sepultado na manhã desta quarta-feira (18), no cemitéria da Vila Rezende. Os alunos que estavam na aeronave não eram da região e os corpos serão levados para outras cidades. O corpo de Jean Carlos Capelin, de 30 anos, seguiu para São José do Rio Preto. O de Rodrigo Matos Gomes, de 27 anos, ainda está no IML e será levado para Recife (PE), onde mora a família. Já o corpo do aluno Diego Pereira da Costa, de 25 anos, será velado em Taguatinga (DF).
O acidente
O bimotor Sêneca foi de Piracicaba até São José do Rio Preto e voltava para a cidade quando, por volta das 22h30 da segunda-feira (16), fez o último contato com a Força Aérea Brasileira (FAB), em Pirassununga, avisando que estava a 10 minutos de Piracicaba. Segundo o aeroclube, o voo era a última etapa do curso dos alunos.
A aeronave foi localizada 12 horas depois do desaparecimento, pelo helicóptero Águia da Polícia Militar. A operação foi em conjunto com a FAB que enviou um helicóptero e um avião na manhã de terça-feira (17). Segundo o grupamento aéreo, os policiais reconheceram o bimotor pela letra "S" escrita na parte externa do avião, que trazia o escrito "Sierra".
O bimotor (modelo igual ao da foto abaixo) foi encontrado em uma mata fechada entre a Serra de São Pedro e a Serra de Itaqueri, a 38 quilômetros de Piracicaba, segundo especificação da FAB
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Vai com Deus Diego, meu amigo do curso de Aviação Civil/Unicesp-DF. Uma tragédia precosse na vida de um amigo que tinha uma carreira promissora pela frente. Com certeza uma hora dessa está voando em algum lugar desse nosso céu. Fique com Deus Comandante!
ResponderExcluir