No próximo dia 1o de novembro (sábado), a
Base Aérea de Santa Cruz (BASC) irá realizar o “Portões Abertos 2014”. O
evento é aberto ao público e faz parte das comemorações da Semana da
Asa e do Aniversário da BASC (72 anos). Tem o objetivo principal de
estreitar os laços com a sociedade local, e divulgar o trabalho
realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Durante todo o dia estão previstas
diversas atividades, entre as quais destacam-se: shows aéreos com a
Esquadrilha CEU e a Equipe Acro; exposição estática, decolagem, passagem
e pouso dos caças F-5 e A-1 e de aeronaves civis; exposição estática da
Esquadrilha da Fumaça (Super Tucano A-29); lançamento dos paraquedistas
Falcões, equipe de Salto Livre da FAB; aeromodelismo; balonismo;
exposição de viaturas militares antigas; apresentações de equipes de
Artes Marciais.
A programação conta também com muita
música, iniciando com as apresentações das Bandas de Música da BASC, do
Colégio Dom Ótom Mota e do Colégio Apollo 12 e, à tarde, ocorrerão shows
musicais com os grupos Disfarce e Samba Show.
Dentro do Hangar do Zeppelin haverá
exposições, vendas de artigos militares, será montada uma praça de
alimentação e uma área recreativa com brinquedos infláveis.
A entrada para o evento é franca, porém a
Base Aérea pede a contribuição voluntária de um 1kg de alimento não
perecível, para doação às instituições carentes do bairro. Quem doar irá
concorrer a um voo panorâmico na aeronave da BASC, o Caravan C-98.
O Hangar do Zeppelin e a Base Aérea de Santa Cruz
Destinado a abrigar os dirigíveis
alemães conhecidos como Zeppelin, o Hangar foi construído em 1936, após
meticulosos estudos climáticos, de direção e velocidade dos ventos, e
também das possibilidades de meios de transporte terrestres.
Concebido por engenheiros alemães, o
hangar foi inaugurado com a ativação de uma linha regular de transportes
aéreos com os dirigíveis, que ligava as cidades de Frankfurt ao Rio de
Janeiro (com escala em Recife).
O hangar apresenta grandes dimensões:
270 metros de comprimento, 60 metros de altura e 50 metros de largura.
Assim que começaram a chegar os primeiros dirigíveis, eram necessários
duzentos homens, que ficavam na pista para ajudar a atracá-los,
segurando os seus cabos.
O uso do hangar pela empresa alemã foi
de pouca duração, uma vez que, em 1937, o último Zeppelin decolava do
aeródromo após nove viagens ligando o Brasil à Com a eclosão da Segunda
Guerra Mundial em 1939, o local foi transformado na Base Aérea de Santa
Cruz (1942) e o hangar passou a abrigar diversas unidades aéreas
militares.
Atualmente é um dos últimos hangares
mais bem conservados para dirigíveis existentes no mundo. É tombado pelo
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A Base Aérea de Santa Cruz (BASC) abriga
hoje duas Unidades Aéreas: o 1o Grupo de Aviação de Caça (1o GAvCA),
que opera as aeronaves F-5, e o 1o Esquadrão do 16o Grupo de Aviação
(1o/16o GAV) ou Esquadrão Adelphi, que opera
as aeronaves A-1.
as aeronaves A-1.
Fonte: FAB
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