Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Helicóptero cai em Santa Rita de Ouro Preto e deixa três mortos

Acidente ocorreu por volta das 16h. O piloto Felipe Piroli foi a primeira vítima confirmada. De acordo com os bombeiros, as outras duas vítimas são o empresário e patrão de Felipe, Roberto Queiroz, e o filho dele, Bruno Queiroz

postado em 16/06/2015 20:36 / atualizado em 17/06/2015 00:47
Reprodução/Facebook
O Corpo de Bombeiros confirmou que um helicóptero caiu, nesta terça-feira, na Mata do Palmito, em Santa Rita de Ouro Preto, distrito de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. Três mortos foram confirmados pela corporação. Uma das vítimas é o piloto Felipe Piroli, filho do sócio da HeliBH, empresa de aluguel de helicópteros sediada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os outros dois ocupantes são o empresário Roberto Queiroz, dono da empresa Lotear Empreendimentos Imobiliários Ltda. e o filho dele, Bruno Queiroz. Por volta das 23h, familiares e amigos das vítimas já haviam chegado ao local do acidente e faziam uma vigília.
Militares de Ouro Preto encerraram as buscas pelo helicóptero modelo Jet Ranger 206-B, de matrícula PT-YDY, por volta das 21h, em uma área de mata fechada. Moradores da comunidade de Bandeirantes acionaram a corporação às 16h30, depois de ouvir um estrondo e, em seguida, fumaça saindo da vegetação.

De acordo com o subcomandante da Guarda Civil de Ouro Preto, Geovanni Mapa, que auxiliou na localização, a área é de difícil acesso e não foi possível efetuar os resgates nesta terça-feira. O Corpo de Bombeiros voltará na manhã desta quarta-feira para a retirada dos corpos. Ainda conforme o subcomandante, chovia no local no momento do acidente. O piloto teria tentado realizar o pouso em uma área aberta, mas bateu a cauda em uma árvore e a aeronave girou. Para chegar à área da queda, é preciso seguir por 9km em uma estrada de terra e entrar por cerca de 500 metros dentro da mata fechada.

Conforme o Corpo de Bombeiros, a aeronave seguia de Macaé, no Rio de Janeiro, com destino a Nova Lima e parou em Ubá, na Zona da Mata mineira, para abastecer. O helicóptero decolou por volta das 16h com mau tempo e encontrou muitas nuvens no trajeto. Em Ouro Preto, ele "guardou baixa" - expressão usada pelos pilotos quando a aeronave voa dentro de uma nuvem em baixa altitude -, e bateu contra uma montanha.

O modelo Jet Ranger 206-Bell tem capacidade para cinco pessoas, incluindo o piloto. No site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave PT-YDY está matriculada em nome de Lotear Empreendimentos Imobiliários. O helicópetro teria de fazer nova Inspeção Anual de Manutenção (IAM) a partir de 14 de novembro deste ano, quando venceria a atual documentação. O Certificado de Aeronavegabilidade da aeronave tem validade até 17 de novembro de 2018.

Pelas redes sociais, amigos do piloto publicaram mensagens lamentando a morte de Piroli. "Não dá para acreditar! Sou do tipo de pessoa que não costumo esquecer daqueles que me ajudaram e você foi um dos caras que mais me ajudou, quando era apenas um pista e me deu o primeiro duplo de 44. Um dia de muita tristeza, dor e vazio no coração da família e amigos. Serei sempre grato! Descansa em paz meu amigo", escreveu um amigo. "Sem palavras, vá com Deus Piroli! Que a sua alegria continue contagiando a todos onde estiver.", dizia o texto de outra publicação.

Segundo a Força Aérea, técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Seripa III), órgão que integra o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), irão até o local do acidente e devem iniciar as investigações na manhã desta quarta-feira.

O distrito de Santa Rita de Ouro Preto é conhecido pela paisagem com cachoeiras e pontos turísticos. Um morador informou que o acidente ocorreu por volta das 16h. “Conversei com pessoas que disseram ter visto fumaça preta saindo do helicóptero e ouviram um barulho estranho. Depois, a explosão”, comentou o servidor público Israel Marinho, de 26 anos.
Acidente com outra aeronave


No dia primeiro de fevereiro, um instrutor de voo e um aluno ficaram feridos em um acidente durante o pouso de um helicóptero da HeliBH, na área do helicentro, em São Sebastião das Águas Claras. Segundo o Corpo de Bombeiros, quando se aproximava do solo, o piloto perdeu o controle da aeronave, que se chocou contra o chão. O piloto teve escoriações pelo corpo e o aluno teve suspeita de fratura na perna e ficou preso às ferragens.

Com informações de João Henrique do Vale
Compartilhar no Google Plus

Sobre RADAR AEREO

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário