Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Na lama, fãs, curiosos e jornalistas se aventuram por maior avião do mundo


Antonov An-225 Mriya tem 84 m de comprimento e pesa 175 toneladas.
Com seis turbinas, ele é o único exemplar deste porte em atividade.

Roberta SteganhaDo G1 Campinas e Região
FACEBOOK


O maior avião do mundo, o Antonov An-225 Mriya, pousou pela primeira vez no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), às 11h02, desta segunda-feira (14), vindo de Houston, nos Estados Unidos. Mas, quem decidiu acompanhar o "gigante" de 84 metros de comprimento e 175 toneladas precisou de muita determinação e paciência para vencer a lama e a chuva, que não dava trégua. Foi uma tarefa só para fortes. [veja galeria de fotos]
As ações no aeroporto foram suspensas para permitir que a aeronave desfilasse sozinha. A passarela do aeroporto estava disponível para a nossa Gisele Bündchen"
Marcelo Mota, gerente de operações

Cerca de 80 jornalistas e 40 spotters, que é como são chamados os apaixonados por fotografar aviões, viveram uma verdadeira aventura antes do desfile da aeronove na "passarela", já que ela é considerada por muitos a "Gisele Bündchen" dos ares.

"As ações no aeroporto foram suspensas para permitir que a aeronave desfilasse sozinha. A passarela do aeroporto estava disponível para a nossa Gisele Bündchen. É emocionante ter uma aeronave dessa no pátio, é um evento memorável", disse o gerente de operações do aeroporto Marcelo Mota.
Ônibus atola em Viracopos na chegada do Antonov (Foto: Roberta Steganha/G1)

Lama e chuva
Logo no início, por volta das 9h, os ônibus que acompanhariam os grupos até a cabeceira da pista 15, que é mais distante, ficaram atolados na lama.
Sapatos cheios de lama foi uma das "recordações"
da repórter do G1 (Foto: Patrícia Teixeira / G1)

Foi preciso andar mais de dois quilômetros no barro debaixo de uma garoa para conseguir chegar até o local onde a aeronave era aguardada.

Muitos escorregaram, ficaram com os pés sujos de lama, inclusive, a repórter do G1 foi um deles, mas nada tirava o entusiamo de ver o "gigante".

Dia para guardar na memória
Mas, a aventura valeu cada momento e nunca vai sair da memória do spotter Daniel Luis Landucci.

"Hoje é um dia muito especial porque veio para o Brasil o Antonov An-225, porque é a primeira vez que ele vem para Campinas e segunda no Brasil. A gente conseguiu trazer spotters da região, alguns de Recife, Bahia, então, é bem bacana para a gente que fotografa. Tava ansioso desde pequeno praticamente, nunca tinha visto ele de perto", conta.
Lama em Viracopos na chegada do maior avião do
mundo (Foto: Roberta Steganha/G1)

O spotter Rafael Diniz também concorda que valeu a pena caminhar na lama e tomar chuva para ver o Antonov. Ele afirma que sua vida mudou quando ficou sabendo que a aeronave viria para Campinas.

"Muda completamente. O Antonov é uma paixão para todo mundo que gosta de aviação. O 124, que é o irmão menor dele, já veio para cá e o sonho de todo spotter é fotografar o 225. Quando vimos o pedido de voo, causou uma euforia e a expectativa era grande e só aumentava a cada dia que passava. Tava ansioso. Tem gente do Rio Grande do Sul, da Bahia, Fortaleza, São Paulo e Rio Janeiro. Vale a pena, compensa", destaca.
Rafael Diniz e amigos spotters acompanham o pouso do Antonov (Foto: Roberta Steganha / G1)

Fora do aeroporto
Do lado de fora, também teve muita gente que se aventurou na chuva e na lama para ver o Antonov. Uma família de Curitiba (PR) viajou 7h30 até Campinas, nesta segunda-feira (14), só para ver o pouso do maior avião do mundo.
Não sei se vou poder ver novamente, então, tive curiosidade de ver essa maravilha da construção"
Aparecida Franco, aposentada

A aposentada Aparecida Franco, de 80 anos, veio de Jundiaí (SP), só para ver o cargueiro. Para aguentar a maratona, ela trouxe guarda-chuva, cadeira e lanchinhos.

“Não sei se vou poder ver novamente, então, tive curiosidade de ver essa maravilha da construção”, disse a aposentada.
Antonov pousa com garoa em Campinas (Foto: Roberta Steganha/ G1)




Antonov
A aeronave mede 84 metros de comprimento, tem 88 metros de envergadura (distância entre a ponta das asas) e pesa 175 toneladas sem carga e combustível.[veja galeria de fotos]

Com seis turbinas, o An-225 pode carregar até 250 toneladas no compartimento de cargas. Além disso, pode transportar itens na parte externa e superior da fuselagem. Ele é o único exemplar deste porte em atividade no mundo.


Rota
Mesmo com a garoa, o pouso foi tranquilo e ocorreu às 11h02 e teve 10 minutos de duração. O Antonov desceu na cabeceira 15 do aeroporto, foi até o final da pista, depois taxiou e estacionou em um hangar.

No momento do taxiamento, as ações no aeroporto foram suspensas para permitir que a aeronave ficasse sozinha na pista e foram usados balizadores para guiar o piloto no ângulo correto.
É uma aeronave gigantesca. Para estacionar uma aeronave desta no pátio tivemos que reservar três posições de grandes cargueiros. Ela sozinha ocupa essas posições"
Marcelo Mota, gerente de operações

"Fizemos um planejamento muito grande e diversas medidas de segurança quando de preparação de pista de pouso, decolagem para que a aeronave chegasse. É uma aeronave gigantesca. Para estacionar uma aeronave desta no pátio tivemos que reservar três posições de grandes cargueiros. Ela sozinha ocupa essas posições. Não tivemos nenhum incidente”, disse o gerente de operações.

Primeiramente, foi divulgado que a aeronave viria do Chile, mas o pouso não foi autorizado por lá, por isso, o plano de voo foi alterado e o avião veio direto dos Estados Unidos para a escala em Campinas.

Ainda nesta tarde, a aeronove vai carregar uma peça que servirá de suporte para o gerador de 150 toneladas que ele pegará ainda nesta noite de segunda no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Dali, segue para Santiago, no Chile.
Avião veio dos Estados Unidos direto para Campinas (Foto: Roberta Steganha/ G1)

Dia histórico
Segundo o gerente de operações, a segunda-feira foi histórica para o Aeroporto de Viracopos, já que além do pouso do maior avião do mundo, a aeronove da banda americana Guns n Roses, que fez dois shows em São Paulo no final de semana, também está no terminal e carros de Fórmula 1, ainda vão passar pelo local após o GP do Brasil, realizado neste domingo (13), no Autódromo de Interlagos.


Ônibus espacial
Segundo o professor do departamento de engenharia aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), James Waterhouse, o avião tem um porte monumental porque foi projetado para transportar o Buran, que era o ônibus espacial soviético.
saiba mais
Família do Paraná viaja 7h e meia para ver o Antonov
Confira o pouso do maior avião do mundo em Viracopos, em Campinas

"Baseado no Antonov 124, que era um avião enorme, fabricado em série, eles desenvolveram uma versão maior ainda. Aumentaram as asas, fuselagem, colocaram uma cauda especial e colocaram o Buran em cima [...] Eles utilizaram seis motores e aí ficou um avião simplesmente descomunal", explica.


O Antonov An-225 fez seu primeiro voo em 1988, mas os planos de construir outras unidades foram cancelados com o fim da União Soviética e o colapso do programa espacial Buran. "Com o colapso, esse avião ficou parado e depois, eles fizeram manutenção e começaram a utilizar para carga, porque existe uma demanda por um avião de carga no mundo que possa levar coisas extremamente grandes e pesadas e que nenhum outro conseguiria levar", destaca o professor.
saiba mais
Maior avião do mundo aterrissa no Brasil
Para que é usado o Antonov 225, o maior avião do mundo?
Aeroporto de Guarulhos recebe nesta segunda o maior avião do mundo
Maior avião do mundo pousa pela 1ª vez em Campinas; assista ao vídeo

Waterhouse afirma ainda que aparições dele no Brasil não são comuns. "Esse avião tem uma colocação única no mundo. Ele tem uma agenda lotada, com vários meses ou até anos de antecedência para fazer esse tipo de serviço. De vez em quando, em raras vezes, ele aparece no Brasil trazendo uma carga ou outra como o que vai acontecer", explica.

A primeira vez que ele veio ao país foi em 2010 para trazer equipamentos para a Petrobras. A aterrisagem ocorreu em Guarulhos.

Antonov chegando no hangar (Foto: Roberta Steganha/ G1)
Compartilhar no Google Plus

Sobre RADAR AEREO

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário