Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Novo terminal de passageiros do Aeroporto de Confins é inaugurado

 

A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de BH, inaugurou no dia 06 de dezembro um novo Terminal de Passageiros, que irá ampliar em mais de 60% a área atual do aeroporto e acrescentar 17 novas pontes de embarque à estrutura atual. A expansão do Aeroporto irá ampliar sua capacidade para 22 milhões de passageiros/ano.

Com a entrada em operação das novas instalações, o Aeroporto Internacional de BH terá capacidade para atender a demanda de passageiros pelos próximos dez anos, colocando à disposição do Estado de Minas Gerais a infraestrutura necessária para seu desenvolvimento econômico e social.

"A entrada em operação do novo Terminal marca uma nova fase do Aeroporto Internacional de BH, que passa a oferecer o que há de mais moderno em serviços aeroportuários, disponibilizando uma infraestrutura capaz de receber novos voos e companhias aéreas, integrando cada vez mais o Estado de Minas ao Brasil e ao mundo. A este momento soma-se também um novo patamar de atendimento aos passageiros e usuários", disse Paulo Rangel, diretor-presidente da BH Airport.

O novo Terminal é a principal obra de curto prazo da concessionária e está prevista no contrato de concessão. A concessionária BH Airport investiu R$ 870 milhões no complexo de obras, que inclui a implantação do novo Terminal de Passageiros, a reconfiguração do sistema viário de acesso ao aeroporto, a ampliação da área de pátio para aeronaves e novas vagas de estacionamento de veículos, além da revitalização do Terminal existente.

As novas instalações para passageiros foram construídas em 14 meses - um prazo considerado curto para o tamanho do empreendimento - e chegou a empregar cerca de 1.500 colaboradores durante a obra. A entrada em operação do novo Terminal deverá gerar mais de 300 empregos, entre diretos e indiretos.

"A entrega do novo Terminal é uma demonstração de confiança dos acionistas da BH Airport (Grupo CCR, Aeroporto de Zurich e Infraero) no modelo de concessões como importante alternativa para viabilizar investimentos em infraestrutura, necessários para a retomada do crescimento econômico do País", disse Rangel.

A entrada em operação do novo Terminal marca também o encerramento da Fase 1-B do contrato de concessão, cumprida integralmente pela concessionária, na qual estavam previstos os investimentos para adequação da infraestrutura oferecida aos passageiros. A partir de agora, a concessão entra na Fase 2, que segue até o final do contrato, em 2043. Desde agosto de 2014, a concessionária assumiu a responsabilidade pela ampliação, manutenção e exploração do Aeroporto.

Veja abaixo o mapa do Novo Aeroporto Internacional de BH


Operação e serviços

O novo Terminal de passageiros está totalmente integrado aos saguões de embarque e desembarque já existentes no Aeroporto. A nova estrutura é uma continuidade do Terminal existente. Com a ampliação - em cerca de 52 mil m², a área total do Aeroporto passa para 132 mil m² e os dois terminais ficam completamente integrados.

A nova área do Terminal irá concentrar as operações internacionais, atualmente feitas pelo Terminal 3. O check-in doméstico continuará sendo feito nas instalações já existentes (Check- in 1 e 2), mas os passageiros poderão utilizar as pontes de embarque da área nova utilizando a sala de embarque.

O acesso e a circulação de passageiros na nova área do Aeroporto serão distribuídos em dois níveis. Os embarques para voos internacionais serão feitos pelo nível superior da nova área do Terminal, acessado por meio de um viaduto construído pela BH Airport. Os desembarques serão pelo piso térreo, comum nos principais aeroportos do mundo.

As áreas restritas aos passageiros, tanto de voos domésticos como de internacionais, com acesso após os procedimentos de inspeção de bagagem (raio-X), tanto no embarque como no desembarque, estão totalmente integradas por meio de uma grande área contínua. Essas áreas são climatizadas, como já acontece atualmente nas salas de embarque e desembarque do Terminal existente.

Para facilitar o deslocamento dos passageiros dentro do novo Terminal, que tem 650 metros de comprimento, a nova área está equipada com três esteiras rolantes. Além disso, há quatro esteiras de devolução de bagagens, cinco canais de inspeção, dois canais de inspeção da Receita Federal e dez guichês para conferência de passaporte, além de 18 elevadores, 9 escadas rolantes e mais 2.200 vagas de estacionamento.

Entre as inovações tecnológicas, na ampliação do Aeroporto está previsto o bagdrop, serviço que permite ao próprio passageiro etiquetar e despachar sua bagagem; além de equipamento de controle eletrônico para acesso à sala de embarque com leitura dos cartões de embarque por meio de e-gates.

Sala Vip e free shop

Com a expansão do Terminal, o Aeroporto Internacional de BH passa a oferecer uma sala VIP, que poderá ser utilizada por qualquer passageiro que quiser pagar pelo acesso, e um restaurante internacional,

A Duty Free instalou duas novas lojas free shop, uma no embarque e outra no desembarque, com área total de 923 m² para atender aos passageiros de voos internacionais. Na área de acesso restrito aos passageiros estão instaladas novas opções de alimentação, como um restaurante à la carte, uma praça de alimentação com opções de comida japonesa, saladas, sanduíches e cafés e um bar com vista panorâmica para a pista.

Praça Mineira

A BH Airport tem buscado, desde o início de sua gestão, valorizar a cultura e identidade mineira do Aeroporto por meio de sabores e produtos tradicionais do Estado. Em setembro, a concessionária inaugurou a Praça Mineira, um espaço de compras com mais de 3 mil m² de área que proporciona um mix de produtos e serviços selecionados pela sua história, tradição e qualidade.

São seis lojas que oferecem queijos, doces e peças de artesanatos tradicionais do Estado entre outros produtos, além de um restaurante de comida típica e uma cafeteria que oferece grãos de diferentes regiões produtoras de Minas, moídos na hora.

O Aeroporto em números:


Com o novo Terminal, o Aeroporto Internacional de BH terá:
- Capacidade para 22 milhões de passageiros/ano;
- 132 mil m² de área, sendo 52 mil m² na nova área;
- 26 pontes de embarque, sendo três exclusivas para operações internacionais;
- 17 canais de inspeção para passageiros (raio-X);
- 9 esteiras para devolução de bagagens;
- 3 conjuntos de esteiras rolantes;
- 27 elevadores e 14 escadas rolantes;
- 625 vagas de estacionamento;
- 44 posições para aeronaves;
- Nova área para embarque e desembarque internacional;
- Novas opções de alimentação, lojas e serviços ;

 
 

Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário