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Cenipa diz que helicóptero que caiu é clonado e para investigação


Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), esteve na tarde deste sábado (14) em Buritama (SP) para fazer a perícia do helicóptero que caiu na sexta-feira (13). No entanto, de acordo com o órgão, a equipe constatou que aeronave é clonada e parou a apuração.

Segundo o Cenipa, como houve uma violação no helicóptero, a equipe interrompeu a investigação sobre a causa do acidente e o caso agora deve ser assumido pela Polícia Civil da cidade. A aeronave foi apreendida e levada por um guincho para uma pátio de veículos em Buritama.

A TV TEM não conseguiu contato com o empresário Antônio Carlos Franco, que estava na aeronave e, segundo a polícia, era quem pilotava a aeronave. O passageiro continua internado em um hospital particular de Araçatuba. O estado de saúde dele não foi informado.

O acidente

O helicóptero caiu na tarde de sexta-feira (13) na região rural de Buritama, próximo ao rio Tietê. De acordo com os bombeiros, duas pessoas estavam na aeronave. Segundo o Corpo de Bombeiros de Birigui (SP), os dois foram socorridos por moradores da região e levados para a Santa Casa de Buritama.

Testemunhas disseram para a polícia que o acidente foi por volta das 17h. O helicóptero decolou de um clube, a dois quilômetros da queda. Moradores do local ouviram barulho da aeronave, que tentou pousar em um pasto, mas não conseguiu. Ao tentar pousar em outro local, acabou batendo em um fio de alta tensão e caindo.

Outro caso

De acordo com a Polícia Militar, esse mesmo piloto sofreu um acidente semelhante há aproximadamente dois anos. O acidente foi em dezembro de 2014. O helicóptero caiu no meio de um canavial minutos depois de decolar de uma propriedade rural. Na época o piloto sofreu apenas ferimentos leves e o passageiro chegou a ser encaminhado para UTI do Hospital de Base em São José do Rio Preto (SP). Naquele acidente, a Anac confirmou que o empresário Antônio Carlos Franco, que pilotava o helicóptero, não tinha licença para comandar a aeronave e que também estava com a documentação vencida

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