Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Governo de MG adquire dois helicópteros para Bombeiros, PM e Defesa Civil



Após críticas recebidas pela aquisição das aeronaves, governo explicou que os equipamentos foram adquiriso
PUBLICADO EM 04/01/17 - 17h16

DA REDAÇÃO

O governo de Minas fará a aquisição de dois novos helicópteros que serão utilizados pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar (PM) em atendimentos à população. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (4), após o anúncio do convênio de cooperação técnica firmado entre os três órgãos e que destinará um investimento de cerca de R$ 41 milhões até 2019. O objetivo é assegurar a execução do programa Minas Mais Resiliente (MMR).




"O Governo de Minas Gerais esclarece que o governador Fernando Pimentel não usará as aeronaves que estão sendo adquiridas para atendimento a toda a população do Estado. Os recursos para a compra dessas aeronaves são oriundos do Fundo Estadual de Saúde e, por esse motivo, nenhuma autoridade pode usar para o seu transporte. As aeronaves terão a finalidade de resgatar pessoas para atendimento, conforme orientado pelo edital de compra.", afirma a nota divulgada nesta tarde.

Ainda de acordo com o governo, o objetivo é, até o fim deste mandato, criar um comando aéreo e disponibilizar um helicóptero para ações de resgate em cada uma das regiões de Minas Gerais, estado com maior número de municípios (853). "A previsão é que a primeira aeronave seja entregue em agosto deste ano e, a outra, até o próximo mês de dezembro. O pagamento somente será realizado a partir da entrega, conforme consta das normas que regem as aquisições por parte do poder público, seguindo o trâmite normal previsto em editais", continua a nota.

Em reportagens publicadas pelo jornal Estado de São Paulo nesta quarta, o governo foi criticado por fazer a aquisição das aeronaves em meio ao decreto de calamidade financeira e após a polêmica da utilização de um helicóptero pelo governador para buscar o filho em Capitólio após festa de Ano Novo. "Uma das finalidades do decreto de calamidade financeira aprovado pela Assembleia Legislativa é justamente, em um quadro de escassez de recursos, poder priorizar o atendimento em áreas fundamentais, como a Saúde e a Defesa Civil", concluiu.

O programa

O objetivo central do programa Minas Mais Resiliente é buscar a estruturação das ações de redução do risco de desastres em todos os municípios do estado. Os R$ 41 milhões serão investidos no custeio da cessão de espaços físicos, de veículos, de pessoal, aquisição de combustível para veículos e aeronaves, realização de seminários e intercâmbio de informações técnicas, implementação de Ensino a Distância no campo da proteção e defesa civil, dentre outras ações.

Além dos dois helicópteros, serão adquiridas duas unidades móveis de abastecimento, dois caminhões para transporte de material de ajuda humanitária e uma máquina para impressão de materiais gráficos. ​O convênio, que foi celebrado em 28 de dezembro de 2016, representa, segundo o governo de Minas, "um marco na história da proteção e defesa civil em Minas Gerais, materializado pelo maior investimento na área desde a criação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em 1977".
Compartilhar no Google Plus

Sobre RADAR AEREO

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário