Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Aeroporto de Jacarepaguá completa 46 anos e INFRAERO anuncia licitação para expansão

 

O Aeroporto de Jacarepaguá / Roberto Marinho (SBJR) completa 46 anos nesta quinta-feira (19/1). Localizado em posição estratégica, na avenida Ayrton Senna, uma das principais vias da Barra da Tijuca, foi inaugurado em 1971 e passou a ser administrado pela Infraero no ano seguinte.

O terminal carioca atende a operações da aviação geral – englobando voos não regulares das empresas de táxi aéreo e de escolas de aviação, além de operações offshore. Na área do sítio aeroportuário, com aproximadamente 1,2 milhão de m², estão instalados 44 hangares de empresas que fazem manutenção de helicópteros e representam cerca de 80% da movimentação de aeronaves no local.

Com capacidade para atender 400 mil passageiros ao ano, o terminal de passageiros tem 225,84 m² e a pista de pousos e decolagens conta com 900 metros de comprimento por 30 metros de largura. Até novembro de 2016, foram registrados no aeródromo carioca mais de 50 mil pousos e decolagens - média de 4.565 operações por mês.

Com o objetivo de aumentar os negócios comerciais do Aeroporto de Jacarepaguá, a Infraero vai abrir, no dia 20 de janeiro, licitação para conceder uma área externa do terminal para a implantação e exploração de um centro comercial.

O espaço a ser licitado conta com 31,5 mil m², com 11 mil m² de área construída e 21,8 mil m² de área livre, que poderão ser aproveitados pelo futuro concessionário. O valor mensal estimado do negócio é de R$ 150 mil. “Essa é uma estratégia da Infraero para oferecer aos seus vizinhos uma opção comercial que atenda a demanda da região, reforçando o potencial dos aeroportos como centros de negócios”, afirma o diretor comercial da empresa, José Cassiano Ferreira Filho.

Esta é uma das primeiras licitações comerciais feita pela empresa após a implementação da Lei 13303/2016, a chamada Lei das Estatais. O edital e os documentos da licitação estão disponíveis no site da Infraero.


Compartilhar no Google Plus

Sobre Alexandre Marques

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário