Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

KC-390 completa primeiro “reabastecimento seco” com caça F-5


O Embraer KC-390 avançou mais uma etapa de testes nesse final de semana. O cargueiro multimissão da Embraer completou no domingo (19) o primeiro contato de reabastecimento seco de um caça F-5M Tiger da Força Aérea Brasileira (FAB). Neste teste, o caça apenas se conectou à mangueira de transferência, mas não recebeu combustível. A operação foi realizada a partir da Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, com o KC-390 matrícula PT-ZNJ..

A Embraer anunciou a novidade nessa segunda-feira (20), no evento de artigos militares IDEX, em Abu Dhabi. Durante o exercício o caça da FAB ainda se conectou às duas mangueiras do protótipo do KC-390.

Frederico Lemos, diretor da aérea de negócios internacionais da Embraer Defesa e Segurança, disse ao Aviation Week que o KC-390 já provou variadas formas de reabastecimento, incluindo a baixa velocidade, necessária para realizar a transferência de combustível para helicópteros, função que também está prevista no projeto da aeronave.

Mais testes

Segundo a Embraer, os dois protótipos do KC-390 já somam 850 horas de campanha de testes. Os próximos ensaios programados são operações em pistas de pouso austeras, incluindo gelo e neve, e exercícios com vento cruzado, que serão realizados em Punta Arenas, no sul do Chile.

A declaração de “Capacidade Operacional Inicial” da aeronave está prevista para o final de 2017 e o certificado de “Capacidade Operacional Final” é esperado para o final de 2018. Os primeiros KC-390 estão programados para serem entregues à FAB no primeiro semestre de 2018.

A Embraer já iniciou a montagem do primeiro KC-390 de série na fábrica em Gavião Peixoto (SP). Ao todo, a FAB, até o momento único cliente confirmado da aeronave, encomendou 28 unidades do novo cargueiro militar para substituir a frota atual de C-130 Hercules.

 


Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário