Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Marinha realiza primeiro lançamento de torpedo com o helicóptero Seahawk


A Marinha Brasileira recentemente concluiu o exercício Aspirantex 2017, quando com sucesso realizou o primeiro lançamento de um torpedo MK.46 mod.5 por um helicóptero SH-16 Seahawk matrícula N-3036 do 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1).

A missão realizada no exercício de guerra anti-submarina (ASW) no dia 1º de fevereiro utilizou também um helicóptero UH-12 Esquilo matrícula  N-7087 do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), que lançou um alvo submarino móvel EMATT (Expendable Mobile ASW Training Target) fabricado pela Lockheed Martin, que simulou um submarino inimigo.

O alvo EMATT, que pode atingir velocidade máxima de 8 nós e operar a uma profundidade de 600 pés (188,2 metros) simulando as assinaturas acústicas e magnéticas de um submarino real, foi lançado pelo UH-12, e posteriormente detectado pelo sonar DS-100 (Helras) do Seahawk. O torpedo MK.46 mod.5 foi então lançado e “destruiu” o alvo.

Em um exercício desse tipo não há a destruição do alvo ou do torpedo, pois o torpedo estava inerte. Após o exercício, tanto o alvo como o torpedo são automaticamente inflados e passam a flutuar aguardando que um equipe especializada resgate-os da água para uma futura reutilização.

A Aspirantex 2017 teve uma duração de 21 dias. O Grupo Tarefa contou com cerca de 2.000 militares, seis navios, um submarino, seis aeronaves da Marinha do Brasil e três aeronaves da Força Aérea Brasileira.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário