Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

ATR da Total sai da pista após o pouso no aeroporto de Urucu-AM


Um avião ATR-42-500 da Total Linhas Aéreas matrícula PR-TTH derrapou em uma pista da Província Petrolífera de Urucu, a 650 km de Manaus, na segunda-feira (20). Não há registro de feridos. Extração de petróleo e gás natural é feita no local. A localidade fica no meio da floresta amazônica, no município de Coari. Segundo funcionários, os pousos e decolagens foram suspensos após o acidente. Como o acesso de funcionários é feito apenas por via aérea, eles estão impossibilitados de deixar o local.

De acordo com a Petrobras, o deslocamento da aeronave da pista principal do Aeroporto de Porto Urucu para a área de escape ocorreu por volta das 22h45 (horário de Brasília) da noite do dia 20. A companhia informou que a aeronave transportava quatro profissionais da tripulação. Ninguém ficou ferido. A Petrobras disse que comunicou às autoridades competentes e irá instaurar uma comissão para investigar as causas do ocorrido.

Segundo um funcionário que prefere não se identificar, o acidente ocorreu durante uma chuva, na noite da segunda-feira. "Quem estava embarcado permanece lá, quem tinha que embarcar não pode ir. Estão aguardando a liberação", disse.

Ainda segundo o funcionário, o avião derrapou na pista e parou na mata. O transporte de funcionários que trabalham em Urucu é feito por aeronaves de uma companhia comercial.

De acordo com a Aeronáutica, a ocorrência envolveu a aeronave ATR de matrícula PR-TTH. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII) investigam as causas do acidente.

"A Ação Inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, ouvir relatos de testemunhas e reunir documentos.

A investigação realizada pelo CENIPA tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram. À medida que são identificados os fatores contribuintes, Recomendações de Segurança são emitidas a fim de tornar a aviação mais segura", diz nota enviada.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Aeroporto de Porto Urucu é um aeródromo privado em condições para receber pousos e decolagens. A pista está interditada, temporariamente, devido ao incidente.

Gasoduto


O gás extraído em Coari alimenta os 663 quilômetros de gasoduto de transporte com passagem e abastecimento termoelétrico nos municípios de Caapiranga, Anori, Anamã e Codajás. Antes de chegar em Manaus, o combustível passa também pelos municípios de Iranduba e Manacapuru. Manaus conta com uma rede de distribuição de 93 quilômetros de extensão. Do total, cerca de 35 quilômetros estão situados na região do Distrito Industrial.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário