Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Video: Primeiro voo do Embraer E195 E2


A Embraer realizou na quarta-feira (29) o voo inaugural do primeiro protótipo do E195-E2, o maior avião comercial já desenvolvido e fabricado no Brasil. O jato voou apenas três semanas após sua apresentação, na fábrica da empresa em São José dos Campos (SP). Os testes de certificação com a aeronave serão conduzidos neste ano e no próximo. O plano da fabricante é entregar as primeiras unidades a partir de 2019 – o primeiro operador será a companhia Azul.


Versão ampliada e aprimorada do E195, a nova geração do avião possui 41,5 m de comprimento e 35,1 metros de envergadura. Segundo a Embraer, ele pode levar até 146 passageiros, dependendo da configuração escolhida pelo cliente. Na prática, são três fileiras extras em relação ao modelo antecessor.

O E195-E2 é o maior modelo da nova família E-Jets 2, que também contempla os modelos E190-E2, em fase final de testes, e o “caçula” E175-E2, cuja apresentação é prevista para meados de 2020.

“O E195-E2 tem potencial de mudar significativamente o perfil de frota das companhias aéreas em todo o mundo”, declarou John Slattery, o presidente da divisão de aviões comerciais da Embraer. Segundo ele, o jato brasileiro “tem custo de viagem 20% menor e um custo por assento similar ao de aviões maiores”, o que se encaixa nas necessidades de companhias aéreas tradicionais quanto as de baixo custo.


Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário