Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Avião elétrico bate recorde de velocidade


Aviões com motores elétricos estão começando a ganhar notoriedade. No final de março, um modelo acrobático Extra 330LE, impulsionado por um motor movido a eletricidade desenvolvido pela Siemens, estabeleceu dois novos recordes mundiais de velocidade.

O avião elétrico, comandada pelo piloto e designer alemão Walter Extra, alcançou a velocidade máxima de 337,50 em um trecho de três quilômetros na Alemanha e se tornou a mais veloz do mundo na categoria de aeronaves com menos de 1.000 kg. A nova marca, reconhecida pela Federação Mundial de Esportes Aéreos (FAI), é 13,48 km/h mais rápida que a anterior, estabelecida em 2013 pelo piloto norte-americano William Yates, voando com um Van’s Aircraft RV-8.

O Extra 330LE também definiu um novo recorde mundial da FAI na categoria acima de 1.000 kg, com uma configuração ligeiramente modificada com um peso total superior a uma tonelada. Nessa marca, cravada pelo piloto de testes Walter Kampsmann, o avião elétrico atingiu 342,86 km/h.

Rebocador elétrico

Outro feito importante realizado por Walter Extra, também no final de março, foi o primeiro reboque de um planador utilizando um avião elétrico, novamente com o Extra 330LE. A aeronave levou para as alturas puxado por uma corda um modelo LS8-neo até 600 metros de altitude em apenas 76 segundos.


O motor elétrico do Extra 330LE, em plena potência, gera até 250 kW, o equivalente a 335 hp. É mais potente até que a versão original, o Extra LE-300 com motor a gasolina de 315 hp, embora ainda seja mais lento: o modelo com propulsor a explosão alcança até 408 km/h. Os aviões da Extra são conhecidos por competir no Red Bull Air Race.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário