Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

PM do Distrito Federal comemora 20 anos de Operações Aéreas


O Batalhão de Aviação Operacional da PMDF (BAvOp) completou seu 20º ano de operações aéreas e de serviços prestados a sociedade Brasiliense.

Unidade responsável pelo policiamento e apoio aéreo a todas as Unidades da Policia Militar do Distrito Federal, foi criada pelo Decreto nº 18.204 em 25 de abril de 1997. Inicialmente, como Grupamento de Operações Aéreas (GOA), foi reestruturado e incorporado ao Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

No ano de 2002 foi retirado da estrutura do BOPE e passou a ser diretamente subordinado ao Comando de Missões Especiais (CME). Em 2010, através do Decreto nº 31.793, a PMDF teve uma reestruturação e o GOA mudou sua denominação para Batalhão de Aviação Operacional.

No dia 21 de março de 2017, ocorreu uma nova reestruturação da Policia Militar do Distrito Federal, e o Batalhão de Aviação Operacional passou a ser subordinado pelo Comando de Policiamento Aéreo, mantendo sua estrutura, doutrina e missões.

Hoje o Comando de Policiamento Aéreo (CPAER), conta com 04 aeronaves de asas rotativas (helicópteros – Fênix 01, 02, 03 e 04) e 01 aeronave de asa fixa (avião – Fênix 06).

Somente no ano de 2016 o BAvOp realizou mais de 180 treinamentos, fez cursos e palestras a respeito da importância de Segurança de Voo, teve mais de 100 horas de voo em escolta para as Olimpíadas, acompanhou as manifestações na Capital Federal, realizou sete resgates aeromédicos, mais de 100 missões em operações policiais e apoiou mais de 200 ocorrências policiais.

“Nestes 20 anos de criação, com a determinação e competência dos homens e mulheres que compõem este Comando, eles podem se orgulhar de fazer parte da aviação policial, cumprindo todos os dias a missão de servir e proteger e sem ter registro de acidente aeronáutico”, disse o Coronel PM Renato Costa, comandante do CPAER.



Compartilhar no Google Plus

Sobre Alexandre Marques

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário