Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Video: Helicóptero militar futurista é testado nos EUA


A fabricante norte-americana Lockheed Martin divulgou neste mês um vídeo mostrando o funcionamento do avançado S-97 Raider, o protótipo de um dos helicópteros mais avançados já desenvolvidos. O aparelho é proposto para equipar as forças armadas dos Estados Unidos em várias funções, desde ataque ao solo a operações de transporte de material e soldados.

Baseado no desmonstrador de tecnologia X2, concebido pela Sikorsky Aircraft (empresa adquirida pela Lockheed em 2015), o modelo inaugura uma nova era no mundo dos helicópteros, com um formato diferenciado e capaz de altíssimas velocidades: a aeronave é projetada para voar a mais de 400 km/h.

O design diferente do Raider é caracterizado pelos rotores coaxiais (duas hélices que giram em sentidos opostos) e uma hélice de impulso na parte traseira. Além disso, o modelo também conta com comandos de voo computadorizados, o conhecido “fly-by-wire” (comuns em caças e aviões comerciais de última geração), e baixo nível de ruído e vibração.


Segundo o fabricante, o S-97 pode transportar seis passageiros ou então uma carga de 4.000 kg. O helicóptero é impulsionado por uma turbina General Eletric (modelo YT706) de 2.600 cavalos de potência, que garante uma autonomia de voo de três horas ou cerca de 570 km. O projeto também prevê a capacidade de reabastecimento em voo.

Em missões de ataque, o helicóptero futurista da Lockheed poderá ser armado com casulos de foguetes, metralhadoras e os temidos mísseis Hellfire, orientados por laser.

Projeto independente

O desenvolvimento do S-97 Raider foi iniciado em 2008 pela Sikorsky e o primeiro protótipo no formato atual realizou o voo inaugural em maio de 2015. A fabricante, no entanto, vem testando esse tipo de helicóptero desde o final dos anos 1970, à espera de pedidos definitivos das forças armadas dos EUA que ainda não foram adiante.

Sem prazo para entrar em operação, o S-97 se encaixava nas necessidades do programa “Armed Aerial Scout” (Escolta Aérea Armada), lançado pelo Exército dos EUA (US Army) em 2012 para substituir o OH-58 Kiowa, aposentado em 2016. A seleção, contudo, foi suspensa em 2014, devido a corte de custos. Ainda assim, o projeto do Raider segue em andamento.


Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário