Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Avião da Azul atinge urubu na decolagem e retorna para Campinas


Qui 4/5/2017 21:50h - Atualizado 6/5/2017 21:01h - Um avião Embraer ERJ-195AR matrícula PR-AYY da Azul Linhas Aéreas teve que retornar ao Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP), em Campinas (a 93 km de São Paulo), na tarde desta quinta-feira (4) após ser atingido por um urubu. Ninguém ficou ferido, mas a aeronave precisou passar por vistoria.

O avião decolou 14:15h e estimava o pouso por volta das 15:35h no DF. O Embraer ERJ-195AR matrícula PR-AYE substituiu a aeronave danificada. O voo sofreu um atraso de 1h44m, pousando 17:12h após a troca de aeronave.

De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, o voo 4179, que tinha como destino Brasília (BSB), se chocou contra a ave cerca de 5 minutos após a decolagem, e já estaria sobrevoando o município de Vinhedo no momento da colisão.

O incidente aconteceu cerca de 18 dias após a morte por esquartejamento de quatro aves de rapina que ajudavam a espantar esse tipo de pássaro do terminal. Entretanto, a concessionária informou que o fato de a aeronave ter colidido com o urubu hoje não tem relação alguma com a morte das aves, já que duas delas foram substituídas e a colisão ocorreu fora do espaço aéreo do terminal.

Ainda segundo a concessionária, não foi necessária nenhuma medida de emergência e os passageiros foram acomodados em outra aeronave. A pista precisou ser fechada por cinco minutos para o pouso e depois foi liberada. O bloqueio da pista não prejudicou outros voos.

Danos

A aeronave teve dano logo abaixo do pára-brisa do piloto afetando a pressurização. O detector de gelo do lado esquerdo foi danificado.

A aeronave do incidente permaneceu no solo por 25 horas, depois voou para Porto Alegre no nível máximo de voo de FL100 para reparos estruturais. A aeronave ainda está em Porto Alegre cerca de 49 horas após o incidente.

Nota

Em nota, a Azul Linhas Aéreas informou que a aeronave que fazia o voo 4179 retornou para o aeroporto de origem depois de ser atingida pelo pássaro e que os clientes trocaram de avião e seguiram para o destino final.

A empresa afirmou ainda que "prestou toda assistência necessária aos clientes e que a aeronave passará por inspeção antes de retomar sua programação".
Foto de um passageiro à bordo
Foto de um passageiro após a aeronave retornar ao aeroporto


Compartilhar no Google Plus

Sobre Alexandre Marques

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário