Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Video: Primeiro voo teste do SolarStratos concebido para a estratosfera


O primeiro avião solar projetado para voar na estratosfera realizou nesta sexta-feira seu primeiro voo de teste em baixa altitude na Suíça.

O avião solar SolarStratos decolou de sua base base no aeroporto de Payerna (oeste) às 08h00 (03H00 de Brasília), pilotado pelo piloto de testes Damian Hischier, informaram os responsáveis pelo projeto em um comunicado.

“O piloto de testes realizou um voo de sete minutos a uma altitude de 300 metros, antes de retornar à base”, apontaram, acrescentando que este primeiro passeio foi realizado com “sucesso”.

No futuro, SolarStratos, primeiro avião solar tripulado a entrar na estratosfera, voará a uma altitude de 25.000 metros, uma façanha impossível de realizar por aviões de propulsão convencional.

A aeronave, de 8,5 metros de comprimento e 24,8 de largura, pesa 450 quilos e é revestida com 22 m2 de paineis solares que lhe proporcionam uma autonomia de 24 horas.

O aventureiro suíço Raphaël Domjan, na origem do projeto, pretende realizar este primeiro voo em 2018.

A 25 km de altura, é possível ver as estrelas em plena luz do dia e a curvatura da Terra. Mas há -70​​°C de temperatura, com apenas 5% da pressão atmosférica normal. Por razões de peso, o avião não será pressurizado, obrigando o piloto a usar uma roupa de astronauta que funcionará apenas com energia solar, outro fato inédito.

Este voo vai durar cerca de cinco horas: duas e meio de subida, 15 minutos na estratosfera cercado de estrelas, e três horas de volta à terra.

Em 2012, Raphaël Domjan fez a primeira volta ao mundo com energia solar a bordo do PlanetSolar.



Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário