Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Balão causa incêndio próximo ao aeroporto de Guarulhos


Ter 13/6/2017 - A equipe de serviço da Ala 13, unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada em São Paulo (SP), passou por momentos de apreensão no último sábado (10/06): um balão de ar quente caiu próximo à pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos, ocasionando um incêndio perto de onde se localizam os tanques de combustíveis.

A Oficial de Dia da Ala 13, Tenente Elaine Duarte Damião, relatou o momento em que a equipe de serviço tomou conhecimento do ocorrido: “Estava realizando o briefing noturno com os sentinelas do portão da guarda quando observamos um princípio de incêndio na mata próximo aos tanques de combustível da garagem, a apenas 100 m da pista de táxi do Aeroporto de Guarulhos. Após a chegada dos bombeiros, foi constatado que a origem das chamas vinha de um balão que tinha caído no local e pegado fogo”, contou.

Só este ano, 45 casos de avistamento de balões de ar quente nas proximidades do Aeroporto Internacional de Guarulhos foram reportados na página do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

Fragmentos de balão de ar quente foram encontrados
Considerando a média de altitude que os balões de ar quente se deslocam (cerca de 10 mil pés) e a velocidade em que as aeronaves operam em tal nível de voo (150 a 250 kt, ou 270 a 450 km/h), uma colisão entre aeronaves e balões pode gerar uma força de 2,26 toneladas (com um balão de 10 kg) até 100 toneladas (balão de 50 kg). A Ala 13 promove, constantemente, seminários abordando o tema "risco baloeiro" para conscientizar a população sobre os perigos da soltura de balões não tripulados e, ainda, incentivar os reportes no site do CENIPA. As estatísticas são utilizadas para conscientização da comunidade, além da repreensão do crime pelos órgãos de segurança pública.

De acordo com o artigo 261 do Código Penal, a prática baloeira é crime: "Expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar a navegação marítima, fluvial ou aérea".


Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário