Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Réplica do 14 Bis voará no Arraiá Aéreo de Bauru-SP


Qui 8/6/2017 - A réplica do 14 Bis fará uma apresentação na qual, quem estiver a postos para foto, poderá captar a imagem do modelo com a Esquadrilha da Fumaça ao fundo. O "encontro" ocorrerá durante o 3.º Arraiá Aéreo, evento gratuito promovido pela Fundação Astronauta Marcos Pontes e Prefeitura de Bauru em parceria com o Jornal da Cidade e diversas organizações e empresas entre os dias 10 e 11 de junho.

Coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da Instituição Toledo de Ensino (ITE), diretor de operações da Fundação Astronauta Marcos Pontes e um dos organizadores da iniciativa, Edson Mitsuya revela que a réplica foi construída pelo civil Alan Calassa, no ano de 2004, em homenagem ao centenário da aviação brasileira.

O voo da emblemática aeronave ocorrerá no domingo (11), em duas ocasiões: às 10h e às 17h. Na mesma tarde do domingo a Esquadrilha da Fumaça se apresentará, com os aviões A-29 Super Tucano, que atingem mais de 500 quilômetros por hora.

"Será um momento inédito para a história da aviação brasileira: no céu, mostraremos como tudo começou e como está hoje em dia", explica.

Quando?

Voo da emblemática aeronave ocorrerá no domingo (11) em duas ocasiões: às 10h e às 17h; é durante a tarde que o 14 Bis poderá ser fotografado com Esquadrilha da Fumaça ao fundo

Haverá, ainda, outras réplicas de modelos históricos, tais como o Demoiselle - considerado o melhor modelo de avião criado pelo brasileiro Santos Dumont -, o Jato L-39 - avião de treinamento avançado desenvolvido pela antiga Checoslováquia, na década de 60 - e o Antonov - aeronave de transporte cargueiro estratégico.

De todas, apenas o Demoiselle, cuja réplica foi construída pelos estudantes da ITE, também em homenagem ao centenário da aviação brasileira, ficará em exposição estática.

A demonstração, contudo, será apenas uma das inúmeras atrações da feira de aviação, que celebra o 11.º aniversário da Missão Centenário, que levou Marcos Pontes, pela primeira vez, ao espaço.

Outras atrações

O Arraiá contará com a revoada de aviões da Escola de Aviação Civil (EJ), performances de aviões civis da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea (Acro) e jatos da Marinha, paraquedistas, aeromodelos e drones.

O público poderá, ainda, passear em balões de ar quente e ver, de perto, helicópteros e carros de combate do Exército. Haverá, também, a comercialização de comidas juninas e apresentações musicais.

14 Bis

O 14 Bis, também conhecido como Oiseau de Proie - é o francês para ave de rapina -, foi um avião construído pelo inventor brasileiro Alberto Santos Dumont. O aviador conquistou o Prêmio Archdeacon e o Prêmio do Aeroclube da França ao realizar um voo de 220 metros em Paris, em 12 de novembro de 1906.

Serviço

O 3.º Arraiá Aéreo de Bauru ocorrerá nos dias 10 (sábado, das 14h às 21h) e 11 (domingo, das 9h às 19h), no Aeroclube de Bauru, situado na quadra 19 da alameda Octávio Pinheiro Brisolla, na Vila Universitária. A entrada será gratuita, mas pede-se, a quem puder, a doação de 1 quilo de alimento não perecível para destinação social.

O evento conta com uma parceria do Jornal da Cidade e tem a realização da Fundação Astronauta Marcos Pontes, além da Prefeitura de Bauru. Mais informações podem, ainda, ser obtidas pelo site oficial, que é o http://www.eventoaereo.com.br

Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário