Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Lockheed divulga informações sobre o programa SR-72, possível sucessor do Blackbird


Qui 8/6/2017 - A Lockheed Martin por meio da Skunk Works divulgou recentemente algumas informações sobre o programa SR-72 que visa construir um sucessor para o icônico avião de reconhecimento SR-71 Blackbird.

A enigmática divisão de desenvolvimento de aeronaves da Lockheed Martin disse à Aviation Week que as tecnologias hipersônicas, incluindo um sistema de propulsão de ciclo combinado (combinação de um motor a jato supersônico com um motor de foguete) avançaram até o ponto em que o planejado SR-72 pode começar. “Já temos a tecnologia”. No papel, o SR-72 será um avião de ataque e reconhecimento capaz de atingir Mach 6.

“Tudo o que posso dizer é que a tecnologia é madura e nós, juntamente com a DARPA e os militares, estamos trabalhando duro para conseguir dar essa capacidade aos nossos guerreiros O mais rápido possível“, disse Rob Weiss, vice-presidente executivo e gerente geral da Skunk Works.


A Força Aérea e a DARPA têm trabalhado no desenvolvimento inicial de um sucessor hipersônico do SR-71 desde o início dos anos 2000. Em 2013, a USAF anunciou que iniciou o trabalho de design em um demonstrador em escala do SR-72. Desde então quase nenhum detalhe sobre o programa foi revelado.

Agora a Skunk Works confirmou que os testes de terra de um motor de ciclo combinado foram conduzidos de 2013 a 2017. A Lockheed fez parceria com a Aerojet Rocketdyne para o trabalho de modificar um motor supersônico num motor de ciclo combinado em 2006. A enigmática divisão da Lockheed revelou que estava chegando perto de iniciar o desenvolvimento em escala completa de um veículo de pesquisa de voo (flight research vehicle – FRV) que poderia ser pilotado ou operado remotamente. Espera-se que este FRV seja do tamanho de um F-22 e use um sistema completo de propulsão de ciclo combinado.


Em 2020 o Mundo conhecerá o Aurora?

A Lockheed Martin planeja voar um FRV no início dos anos 2020. Após o teste de voo do demonstrador, um SR-72 de dois motores, com o mesmo tamanho do SR-71, poderia realizar o primeiro voo antes de 2030.


Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário