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Governo americano divulga foto de avião que quase pousou na taxiway em cima de outros aviões


Qui 3/8/2017 - Foto do incidente que quase resultou em um grave acidente foi revelada pelo NTSB, um órgão norte-americano responsável pela área de transportes. Na ocasião um avião da Air Canada quase pousou na taxiway enquanto estava em aproximação para a pista 28R do Aeroporto de São Francisco, nos EUA.

Pela imagem nota-se que a aeronave passou bem perto de outras que aguardavam posição para decolagem na taxiway. A diferença é notada através das luzes do trem de pouso dianteiro dos aviões, tanto o A320 da Air Canadá que estavam em voo como as outras aeronaves em solo.


Incidente

No dia 11/7, o avião Airbus A320-211 matrícula C-FDSN da Air Canada evitou por pouco o que seria um desastre após quase ter pousado em uma pista que tinham outros quatro aviões enfileirados, em San Francisco (EUA), na última sexta-feira. Seria, possivelmente, o maior acidente da história da aviação pelo número de aviões envolvidos, todos carregados com muito combustível e cheios de passageiros.

Segundo a CBC, um comunicado da Federal Aviation Administration informou que o avião AC759 da Air Canadá, que vinha de Toronto, foi liberado pela torre de comando para aterrissar na pista 28R um pouco antes da meia-noite.

Logo após um Boeing 787 da United, que era o primeiro da fila e seguiria para Singapura, disse: “O avião da Air Canada voou diretamente acima de nós”.

Leia matéria completa e o audio da fonia aqui: http://radaraereo.blogspot.com.br/2017/07/fonia-piloto-confunde-pistas-e-quase.html

Atualização do relatório oficial

Os seguintes fatos estão incluídos na atualização da investigação:

O comandante estava fazendo o procedimento de pouso durante o voo ACA759, o primeiro oficial ficou a cargo de monitorar as ações do comandante. Ambos os pilotos possuíam certificados de piloto de transporte aéreo do Canadá.

A pista 28L foi fechada para acomodar a construção, a luzes de aproximação e da pista foram desligadas, para identificar o local, uma luz do tipo strobo em forma de X, com cerca de 20,5 pés de comprimento (marcador de fechamento de pista) foi colocada. A iluminação de aproximação e da pista 28R estava ligada e configurada para o padrão, que incluíam um indicador de caminho para aproximação de precisão, luzes de zona de pouso (na cor branca), luzes da linha central da pista, Luzes de limite da pista (na cor verde) e luzes de borda de pista (branca).

Os pilotos do incidente recolocaram potência no motor quando o avião estava a cerca de 85 pés acima do nível do solo. Os dados do gravador de dados de voo indicam que o avião estava alinhado com a taxiway no momento. Cerca de 2,5 segundos depois de colocar potência nos motores a altitude mínima registrada no FDR foi de 59 pés acima do nível do solo.

Ambos os pilotos disseram que, em entrevistas pós-incidente, eles acreditavam que a iluminação da pista da pista de pouso à esquerda era a 28L e que estavam alinhados para 28R. Eles também declararam que eles não se lembravam de ver aeronaves na via de taxiway C, mas que algo não parecia certo para eles.

O Serviço de Informações Automático era atual e incluiu um aviso de que a pista 28L estava fechada e que o sistema de iluminação estava desativado.

As luzes da taxiway C também estavam ligadas e ajustadas para o padrão.

A primeira aeronave na pista de rodagem era um Boeing 787-9 Dreamliner, o segundo um Airbus A340-313. Ambos os aviões têm uma altura de cerca de 55 pés, quando medimos do chão até o fim do estabilizador vertical.



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Sobre Alexandre Marques

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