Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Airbus cogita fechar fábrica da Helibras em Itajubá-MG por falta de demanda


Qua 4/10/2017 12:54h - Atualizado 20:38h - A economia mineira corre risco de sofrer mais um duro golpe. Executivos da Airbus Group Brasil revelaram na semana passada, durante uma reunião empresarial fechada, que o grupo estaria cogitando fechar a sua fábrica de helicópteros Helibras, sediada há 37 anos em Itajubá, por falta de demanda. Isso deverá ocorrer, segundo disseram, se os atuais contratos da empresa com as Forças Armadas não forem renovados.

Orgulho francês


Se os mineiros não ligarem para a Helibras, os franceses se importam. E muito. A indústria de helicópteros é estratégica para eles. Em abril deste ano, durante viagem ao Brasil, o ministro da Economia da França, Michel Sapin, incluiu uma visita a Itajubá em sua agenda para conhecer a linha de montagem e o cento de engenharia da empresa.

Plano frustrado

A Helibras nasceu de uma parceria do governo de Minas com a francesa Aerospatiale e depois passou ao controle da Airbus Helicopters, uma divisão da também francesa Airbus. Em 2014, a Helibras tinha 820 funcionários. O plano era chegar a mil empregados com um programa de desenvolvimento de aeronaves militares. Mas a crise veio e gorou o plano. A empresa passou a demitir. Hoje, tem cerca de 500 funcionários.

Comunicado da Airbus

Comunicado da assessoria de comunicação da Airbus Helicopters sobre a possibilidade de encerramento das atividades da Helibras:
A Airbus Helicopters informa que não tem intenção de fechar a fábrica de sua subsidiária Helibras, em Itajubá (MG). 
Na condição de única fabricante de helicópteros da América Latina, o grupo reafirma seu compromisso com o Brasil e com o Estado de Minas Gerais, onde opera há 39 anos, e ressalta sua contribuição para o mercado de helicópteros, desenvolvimento e pesquisa, assim como a importância estratégica do país para seus negócios.
Fonte: O Tempo


Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário