Pouso Alegre deve ganhar o primeiro aeroporto privado do Brasil
Cidade do Sul de Minas está na rota de terminal destinado a carga, que deve ter investimento de R$ 400 milhões
Pedro Rocha Franco
Publicação: 16/08/2013 06:00 Atualização: 16/08/2013 07:21
O primeiro aeroporto privado do Brasil pode ser instalado em Pouso Alegre, no Sul de Minas. Apesar de a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC) já ter assinado duas autorizações para a instalação de unidades particulares no interior de São Paulo, o entendimento entre a prefeitura e o grupo multinacional B. Square está em patamar mais adiantado, faltando apenas o aval do governo federal para que a empresa tire do papel o projeto de um aeroporto de carga, orçado em R$ 400 milhões.
Apresentado em fevereiro para a cúpula da prefeitura, o aeródromo deve ocupar 4 milhões de metros quadrados de terreno adquirido pela empresa às margens da BR-381 (Fernão Dias) – pouco mais de um quarto do complexo aeroportuário de Confins, na Grande BH. Para a instalação do aeroporto, no entanto, a prefeitura deve encaminhar à Câmara um projeto que revisa o plano diretor de Pouso Alegre, transformando-o em zona de empreendimento de porte (ZPE).
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael Prado, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) analisa desde março a requisição para construção do aeroporto em Pouso Alegre. A tramitação, segundo ele, está próxima de ser encerrada. A expectativa é de que, no mais tardar, a liberação seja dada em novembro. Pelo cronograma de implantação, as obras devem ser iniciadas no primeiro semestre do ano que vem, com previsão para ser concluído entre os últimos meses de 2016 e os primeiros de 2017. No período, 1 mil empregos diretos devem ser gerados. “Hoje existe congestionamento aéreo em Guarulhos e Viracopos. O governo precisa criar alternativas para desafogar”, afirma o secretário.
A B. Square também foi responsável pela construção do aeroporto de Dubai e da reforma do de Miami. Segundo Prado, o diretor-geral do grupo esteve esta semana em Pouso Alegre para discutir pontos do projeto, e inclusive estaria nos planos a construção de um condomínio logístico. As empresas ali instaladas poderiam aproveitar o terminal para distribuir cargas para outros estados e países. Nos próximos meses, a Unilever deve inaugurar na cidade o maior centro de distribuição da empresa na América Latina. Um fator importante para facilitar a distribuição a partir de Pouso Alegre é sua localização. A cidade está distante pouco mais de 200 quilômetros de São Paulo e a 390 quilômetros de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro.
Apesar da proposta de construção de novo aeroporto, Pouso Alegre já possui outro terminal. A unidade, no entanto, não recebe voos comerciais regulares, ficando restrito a pousos e decolagens de aeronaves particulares. Sobre o andamento do processo, em nota, a Anac, diz que “o processo já foi analisado e está aguardando o atendimento das pendências apontadas”.
AUTORIZAÇÃO Em dezembro, um decreto da SAC deu autorização para que empreendedores privados construíssem aeroportos pela modalidade de outorga. Pelo modelo, os aeroportos têm uso público, mas são cobradas tarifas. Pela regra, a empresa fica responsável pela construção, manutenção e segurança da unidade. De lá para cá, a secretaria deu autorização para que duas unidades sejam construídas em São Paulo. O primeiro será em Parelheiros, na Zona Sul da capital paulista. O outro em São Roque, às margens da rodovia Castelo Branco.
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