Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Passageiro registra teto quebrado após turbulência e relata 'gritaria'

Pouso de emergência foi realizado à 1h43 desta segunda-feira no CE.
Feridos durante turbulência no voo Madri-SP foram levados para hospitais.

Do G1 CE
347 comentários
Teto de avião fica danificado (Foto: Ricardo Pontes/Arquivo pessoal)Teto de avião fica danificado (Foto: Ricardo
Pontes/Arquivo pessoal)
Um dos passageiros que estavam no voo Madri-São Paulo que sofreu uma forte turbulência na madrugada desta segunda-feira (2) fez fotos de uma mulher sendo atendida no chão e do teto do interior da aeronave danificado após uma pessoa ser arremessada para o alto. O programador Ricardo Pontes, de Campinas (SP), disse que algumas pessoas foram arremessadas nas paredes da aeronave. “A turbulência não estava prevista no radar. Não houve tempo de acionar [a luz dos] cintos”, disse Pontes.
Doze passageiros ficaram feridos e foram levados para hospitais assim que a aeronave realizou um pouso de emergência, à 1h43, no Aeroporto Internacional de Fortaleza.
Segundo o programador, que fotografou partes da aeronave, vários danos foram ocasionados. “Eu estava sentado na parte de trás do avião, no corredor. Houve muita gritaria”, contou ele, afirmando ainda que o susto foi causado pelos primeiros 15 segundos de turbulência “inesperada”, com fortes solavancos. “Uma mulher estrangeira estava de pé, na fila do banheiro. Ela caiu e quebrou a clavícula”, disse ele, que fotografou o atendimento à mulher.
Mulher é atendida após turbulência (Foto: Ricardo Pontes/Arquivo pessoal)Mulher é atendida após turbulência (Foto: Ricardo
Pontes/Arquivo pessoal)
O advogado gaúcho Gustavo Prates, que também estava no voo, afirmou que, durante a turbulência, muitos passageiros estavam dormindoPelo fato de não estarem com cinto, alguns se machucaram ao bater a cabeça no teto do avião. "Era 0h15, horário brasileiro, quando voltávamos de Madri (Espanha). De repente, o avião deu uma baixada e um golpe para cima, como se ele tivesse empinando. Muitos passageiros estavam sem cinto, dormindo e foram projetados contra o teto do avião. Uns bateram a cabeça, outros o ombro. Um conhecido meu que estava na parte da frente foi jogado para cima e caiu no corredor do avião", contou.
Após o ocorrido, Luciana Melo, outra passageira, disse que preferiu esperar novo voo no aeroporto para retornar para Uberlândia (MG). "A companhia está dando apoio para todos nós. Eles me deram um comprimido. Eu ia para um hotel, mas agora não vou mais, pois vou pegar um voo que sai agora às 13h30", disse.
Os 12 passageiros feridos foram encaminhados para atendimento de emergência. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informa apenas que o avião da TAM teve de realizar um pouso técnico, mas não detalha a causa ou a gravidade dos ferimentos dos passageiros.
Dos 12 passageiros feridos, sete foram levados para o Hospital Doutor José Frota (IJF). Os outros cinco feridos foram para um hospital particular.
O advogado Gustavo Prates afirmou que algumas pessoas sofreram cortes no rosto. Houve muita gritaria, relata. "Começou uma gritaria, muita tensão e ansiedade. As pessoas não sabiam se o avião tinha batido. Foi um momento de terror", disse.  (veja vídeo ao lado)
 O espanhol Fernando Centenera também estava no voo. Ele era um dos passageiros que dormiam no momento da turbulência. "Eu estava dormindo quando o avião começou a balançar. De repente ele começou a cair. A aeronave estava sem controle nenhum. Fiquei muito assustado", disse o estrangeiro.
Em nota, a TAM informou que a aeronave que operava o voo JJ 8065 (Madri-São Paulo/Guarulhos) pousou no aeroporto de Fortaleza à 1h36 (hora local) desta segunda-feira (2), após passar por uma turbulência que provocou ferimentos em alguns passageiros e tripulantes. A aeronave aterrissou em segurança, e os feridos foram encaminhados para atendimento médico.
A companhia aérea disse também que os feridos já foram liberados, com exceção de dois passageiros que permaneciam em observação no hospital para exames complementares. A companhia informa que lamenta o ocorrido e que está prestando toda a assistência necessária a seus passageiros e funcionários.
Uma mulher estrangeira estava de pé, na fila do banheiro. Ela caiu e quebrou a clavícula"
Ricardo Pontes, programador e passageiro do voo
A TAM disse que uma tripulação reserva foi enviada a Fortaleza para levar os passageiros até o aeroporto de Cumbica, no voo JJ 9362, com decolagem prevista para as 13h30 desta segunda.
Outros casos
Em maio de 2009, em um outro voo da TAM que fazia o trajeto Miami-São Paulo uma forte turbulência deixou 21 pessoas feridas. O avião, um Airbus A-330, transportava 154 passageiros. Os passageiros passaram por momentos de pânico antes de aterrissarem no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
Em janeiro de 2012, um avião da companhia American Airlines que partiu de Salvador (BA), fez escala no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, e pousou na cidade de Miami, nos Estados Unidos, passou por forte turbulência durante o voo. Segundo a American Airlines, três comissários de bordo ficaram feridos. Nenhum passageiro se machucou na ocasião.
Compartilhar no Google Plus

Sobre RADAR AEREO

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário