Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Avião Bandeirante no Parque Santos Dumont começa a ser recuperado


Depois de cinco anos se deteriorando no tempo, sem qualquer proteção ou tratamento, o protótipo 003 do avião Bandeirante, o primeiro construído pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER) passou a ser recuperado em São José dos Campos. O aparelho se encontra no Parque Santos Dumont, no centro novo da cidade, e agora começou a ser limpo por uma equipe de especialistas.

O alerta sobre as péssimas condições do Bandeirante histórico foi feita pelo DefesaNet, no começo de março, que detalhou as condições precárias do principal ícone da indústria aeronáutica brasileira.

A primeira ação ocorreu na última quinta-feira (16), com a prefeitura realizou a lavagem técnica do protótipo do avião Bandeirante, da EMBRAER. O trabalho foi feito por empregados da prefeitura com a ajuda e orientação de voluntários e ex-funcionários da EMBRAER.

O grupo reúne pintores e mecânicos da empresa que conhecem as características originais do aparelho. O avião foi usado entre os anos 70 e 80 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de São José dos Campos, e fez o primeiro levantamento aerofotogramétrico da Amazônia. Depois que sua vida útil terminou, ele foi trocado por outro aparelho e esse foi doado por Ozires Silva para o município.

Essa ação de recuperação integra um novo projeto para a aeronave, que conta com o apoio da EMBRAER e do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial). A última vez que esse Bandeirante foi restaurado toda ação foi feita por uma equipe do DCTA, que incluiu uma nova pintura e acertos a fuselagem, vedação de escotilhas etc.

No final de semana houve uma reunião entre representantes da Prefeitura, EMBRAER e DCTA para planejar as próximas fases da restauração. O avião se encontra muito danificado e terá que ser removido para um hangar. Neste local, coberto e preparado para ser uma oficina aeronáutica, serão realizados os serviços de revisão geral e pintura. A previsão é que os trabalhos durem cerca de 90 dias.

A situação atual do Bandeirante é muito ruim, além de ter sua pintura comprometida, há partes lascadas no bico do avião, o trem de pouso quebrado, escotilhas com vazamento e fechadas com material plástico, o interior que ainda conserva os assentos, o banco do copiloto está totalmente danificado, com o revestimento rasgado.

A prefeitura informou que o Parque Santos Dumont será revitalizado pela Prefeitura. No local ainda existe uma réplica da casa de inventor Alberto Santos Dumont, que também se encontra abandonada. Nos últimos 30 dias o lugar passou por serviços de limpeza das alamedas, roçada e podas das plantas. Também foi concluída, recentemente, a limpeza do lago japonês construído do parque e que estava também em completo estado de abandono.

O espaço de lazer é o mais antigo da cidade e está localizado na Vila Ady Ana, região central e ocupa uma área de 46.500 metros quadrados. Exibe vasta área verde e de lazer, com pista para caminhada e equipamentos de ginástica para prática de exercícios e corridas, quiosques com churrasqueiras, pista de skate e playground, entre vários outros atrativos.

No local também funcionam duas escolas municipais. Além do avião Bandeirante, o parque abriga outros modelos aeronáuticos, como a réplica do 14 Bis e maquetes de foguetes da família Sonda.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário