Welter Mesquita Vaz. Tecnologia do Blogger.

Aeroporto de Congonhas-SP muda de nome


Seg 19/6/2017 - O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), mudou de nome nesta segunda-feira (19). O maior terminal de voos domésticos do Brasil agora se chama Aeroporto Deputado Freitas Nobre. A mudança foi estabelecida pela Lei 13.450/2017, sancionada pelo presidente Michel Temer, e já consta no Diário Oficial da União.

O novo nome foi um Projeto de Lei da Câmara (PLC) 89/2012, criado pelo ex-deputado João Bittar, de 2012. A medida foi aprovada pelo Senado no final de maio.

Quem foi Freitas Nobre?

O ex-deputado José Freitas Nobre ficou conhecido por sua luta pela redemocratização do Brasil. Além de político, também foi jornalista, advogado, professor e escritor. Também foi vice-prefeito de São Paulo na década de 1960, época em que sofreu perseguição política e exilou-se na França.

Retornou ao Brasil em 1967 ao mesmo tempo em que retomou a carreira no congresso, obtendo seis mandatos consecutivos de deputado federal. Sua vida política ficou marcada pela luta a favor da anistia e pelo movimento “Diretas Já”. Freitas Nobres, nascido no Ceará, morreu em São Paulo em 1990

Quem era Congonhas?

O nome Congonhas é uma homenagem ao Visconde de Congonhas do Campo, Lucas Antônio Monteiro de Barros (1767-1851), primeiro presidente da Província de São Paulo após a Independência do Brasil, em 1822. Congonhas também é o nome de um tipo de erva-mata muito comum em Minas Gerais, na região onde se situa Congonhas do Campo, cidade natal de Monteiro de Barros.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Almarx

Notícias, radar e escuta ao vivo, matérias e cobertura de eventos aeronáuticos.
    Comentar - Blogger
    Comentar - Facebook

0 comentários:

Postar um comentário