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Avião chinês Comac C919 está pronto para voar


O avião de passageiros de grande porte C919 é uma aeronave comercial de curto e médio alcance cuja propriedade intelectual pertence à China. O avião já completou a instalação do seu sistema aerotransportado e foi submetido aos principais testes. A previsão é que seu primeiro voo poderá ser realizado ainda no primeiro semestre deste ano.

O design, a montagem integrada do sistema e outras tecnologias chave do C919 são desenvolvidas de forma independente pela China. O avião saiu em novembro de 2015 da linha de produção.

Ao receber a nossa entrevista, o vice-designer-chefe do C919, Zhou Guirong, disse que seu produtor, a Empresa de Aviões Comerciais da China (COMAC, na sigla em inglês) destaca quatro características do avião: segurança, proteção ambiental, conforto e economia.

"O consumo de combustíveis é 15% inferior ao dos principais aviões competitivos e a operação é 10% mais econômica face aos aviões da mesma série. O C919 tem muitas vantagens nos aspectos de segurança, proteção ambiental, conforto e economia. Utilizamos as mais novas tecnologias e padrões de desgaste internacionais."

O membro da Comissão Consultiva Nacional para os Importantes Projetos de Aviões de Grande Porte da China, Wu Xingshi, disse que a pesquisa e a produção dos grandes aviões civis são uma importante força motriz para o desenvolvimento da economia e da ciência e tecnologia do país.

"Durante o desenvolvimento dos aviões de grande porte, a COMAC firmou parcerias com mais de 200 empresas e 57 universidades de 23 províncias e municípios do país. Além disso, o produtor ajudou 16 grandes empresas de produção de matérias e 57 empresas de produção de peças padrão a elevar suas capacidades tecnológicas e alcançar a qualidade para serem fornecedores da indústria aeronáutica internacional."

Até agora, o número das encomendas do C919 atingiu 570. A China Eastern Airlines será a primeira empresa do mundo a usar o avião. Responsáveis do Ministério da Indústria e Informatização da China revelaram que no futuro o país ainda vai envidar mais esforços na pesquisa de aeronave de fuselagem larga e impulsionar a industrialização de helicópteros, veículos aéreos não tripulados e aviões gerais.


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